Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
Memória política

Senado homenageia os 100 anos de Antônio Carlos Konder Reis

Político catarinense marcou época no Estado e no Congresso Nacional

• Atualizado

Por

O ex-deputado Nelson Morro, a secretária Vânia Franco (Articulação Nacional) e o senador Esperidião Amin, durante a solenidade. Saulo Cruz/Agência Senado
O ex-deputado Nelson Morro, a secretária Vânia Franco (Articulação Nacional) e o senador Esperidião Amin, durante a solenidade. Saulo Cruz/Agência Senado

O centenário do ex-senador, deputado federal, deputado estadual e governador Antônio Carlos Konder Reis foi homenageado pelo plenário do Senado, nesta segunda-feira (16), em uma sessão especial comandada pelo senador Esperidião Amin (PP), autor do requerimento para celebrar a data. Nascido em Itajaí, no dia 16 de dezembro de 1924, Konder Reis teve papel histórico em duas constituições federais: foi relator-geral da Constituição de 1967, elaborada em plena ditadura militar, e relator-adjunto da Constituição Cidadão, de 1988.

Na carreira que começou em 1947, foi deputado estadual e federal, senador por dois mandatos (1963-1971 e 1971-1979) e governador de Santa Catarina também em dois períodos (1975-1979 e 1994-1995), primeiro pela União Democrática Nacional (UDN), depois pela Arena e , por fim, no PPR (sucedâneo do PSD, até 1995), no PFL (até 2007) e no DEM (2018). Assumiu o governo do Estado pela última vez com a renúncia de Vilson Kleinübing (PFL) para concorrer ao Senado.

O lema de sua primeira passagem pelo governo catarinense era “Santa Catarina, governar é encurtar distâncias!”. “Foi um homem dedicado à causa do desenvolvimento econômico e social, um incansável trabalhador que deixou um legado de seriedade, honestidade e realizações para o nosso país”, disse Amin, que acrescentou o feito da construção de 2 mil quilômetros de rodovias, o fortalecimento da educação por meio do apoio à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e a implementação de programas de eletrificação rural, que beneficiaram pequenos agricultores e contribuíram para a permanência deles em suas propriedades.

Antônio Carlos Konder Reis faleceu aos 94 anos, em 2028. Reprodução/Internet

Na biografia de Konder Reis constam as atividades de advogado, economista, museólogo, escritor e político. Na homenagem desta segunda-feira (16), participaram entre outros o ex-deputado federal Nelson Morro, do Alto Vale do Itajaí; o senador Esperidião Amin e a secretária executiva de Articulação Nacional Vânia de Oliveira Franco, que representou o governador Jorginho Mello (PL). Na semana passada, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina lembrou o centenário do ex-governador, solenidade que contou com as presenças do primo de Konder Reis, o ex-governador e senador Jorge Konder Bornhausen, e do secretário Paulo Bornhausen, secretário de Articulação Internacional e Projetos Especiais.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.