Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 40 anos de profissão, 18 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
Assunto de interesse

Senado dá passo para sustar demarcações no Morro dos Cavalos e em Abelardo Luz

Projeto de Decreto Legislativo, de autoria de Esperidião Amin (PP), segue para a Câmara

• Atualizado

Por

Foto: Andressa Anholete/Agência Senado
Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

Em rápida votação e com a tramitação em regime de urgência, o Senado aprovou nesta quarta-feira (28), o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que susta os efeitos da demarcação das terras indígenas do Morro dos Cavalos, em Palhoça, e Toldo Imbu, em Abelardo Luz. Na prática, impede que as demarcações determinadas por decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assinado em dezembro passado, tenham validade enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) não julgar o questionamento da constitucionalidade da matéria.

“Os dois decretos do presidente da República irregularmente homologaram demarcações feitas segundo o rito que não pode mais ser considerado legal. Agora temos que lutar na Câmara com a mesma persistência e do lado certo”, comemorou o senador Esperidião Amin (PP), autor do PDL. A matéria será agora analisada pelos deputados federais.

De acordo com o senador, as demarcações foram feitas com base em regras previstas no Decreto 1.775, de 1996, que não se adequou aos novos requisitos de maior participação social e transparência previstos na pela Lei do Marco Temporal. Para ele, enquanto não forem julgadas as ações de inconstitucionalidade sobre o marco temporal, a lei “é válida e eficaz, produzindo, assim, efeitos jurídicos”.

Amin terminou a manifestação à tribuna do Senado com a citação de uma estrofe do Hino de Santa Catarina: “Quebrou-se a algema do escravo. E nesta grande nação. É cada homem um bravo. Cada bravo, um cidadão”.

Caroline de Toni será relatora da faixa de fronteira

O projeto que trata da faixa de fronteira e do georreferenciamento de propriedades rurais será relatado pela deputado federal Carolina de Toni (PL).

Em vídeo publicado nas redes sociais, Carol de Toni disse que assumiu a relatoria para garantir a validação dos registros de propriedade propriedade e prorrogar o prazo para o georreferencimento das terras. Assista ao vídeo:

Zé Trovão lidera interlocução da Reforma Administrativa

Líder do diálogo entre o Grupo de Trabalho da Reforma Administrativa na Câmara e os representantes do setor produtivo e sociedade civil, o deputado federal Zé Trovão (PL) assumiu o protagonismo nesta interlocução.

Quem deu a bênção e o aval ao deputado por Santa Catarina foi o presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB). Zé Trovão promoveu o evento “A Necessária Modernização do Estado”, que reuniu especialistas e mais de 120 entidades — incluindo federações, confederações e institutos — em torno da urgência de reformar o serviço público brasileiro.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.