SC e PR anunciam acordo sobre os royalties do petróleo
STF autorizou os estados a discutirem a disputa histórica
• Atualizado
Os governadores Jorginho Mello (PL) e Ratinho Júnior (PSD) anunciaram um acordo entre os estados de Santa Catarina e Paraná para resolver uma disputa histórica pelos royalties do petróleo. Os cerca de R$ 360 milhões que o Paraná deveria pagar aos catarinenses depois de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que favoreceu o governo de SC, deverá ser transformada em obras em benefício dos dois estados.
A questão de mais de 30 anos estava relacionada à prospecção e exploração marinha, que o IBGE assegurava ser do Estado vizinho, dependia de um acordo entre os dois estados para que fosse feito o ressarcimento. O secretário adjunto de Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando, disse que, na próximas semanas, as procuradorias dos dois estados devem definir os detalhes do acordo.
Ainda segundo Grando, o trecho beneficiado deve ser o da SC-216, próximo a Garuva, e na intersecção entre as rodovias SC-216 e 217, que vai dar no Porto de Itapoá. A proposta defendida por Jorginho é a de que as obras beneficiem tanto Santa Catarina quanto o Paraná.
No momento do anúncio, em meio à descontração, Ratinho disse que Jorginho podia dar um desconto e baixar o que cabe a Santa Catarina para uns R$ 250 milhões. Jorginho riu, mas não aceitou.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO