Romeu Zema vem a SC na condição de presidenciável
Governador de MG é cortejado por vários partidos
• Atualizado
Ainda sem saber o que fará para salvar o Novo da extinção, partido ao qual é filiado, o governador Romeu Zema, de Minas Gerais, está em alta no início do segundo mandato, condição que o coloca como cortejado por outras siglas e na mira do empresariado que terá a oportunidade de ouvi-lo no dia 25 deste mês, em São José, na Grande Florianópolis, durante uma palestra promovida pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais).
O evento é restrito a mantenedores e filiados da entidade, mas os encontros políticos que circundam a visita não só para debater “Novas Diretrizes das Políticas Econômicas”, tema da conversa, sugerem que há algo mais do que uma construção para 2026, a viabilização do nome do mineiro à Presidência, embora devemos reconher que é muito cedo para especulações neste sentido.
O problema de Zema é disputar por qual partido, já que o Novo não garantiu sequer o número mínimo de sete deputados federais na eleição de 2022, o que o fez perder o tempo de rádio e TV, que pesa para qualquer agremiação e candidato, e os fundos Partidário e Eleitoral, que nunca usou.
Novo está sem tempo de rádio e TV
O Novo tem restrições às coligações e alianças com outras siglas, só o faz se tiverem a mesma linha programática, algo difícil de conseguir desde que foi fundado em fevereiro de 2011, e, agora, terá que, na marra, fazer uma federação (que vale por quatro anos) ou a fusão com outro partido para sobreviver. na posição de quem não tem nada.
Zema, reeleito no primeiro turno, apoiou Jair Bolsonaro (PL) no segundo à Presidência, não conseguiu reverter a vantagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que manteve a escrita de quem ganha em Minas vence a disputa ao Palácio do Planalto.
Porém garantiu pontos juntos aos conservadores ao assegurar a virada de Bolsonaro em 66 cidades mineiras, por isso entrou no radar do PL e a provável conversa que terá com o governador Jorginho Mello (PL), na passagem por Santa Catarina, pode ter mensagens do ex-presidente da República e do ex-deputado Valdemar da Costa Neto, presidente nacional do partido Liberal, quem sabe um convite.
Ainda, sim, vale ouvir Zema, que tem um verdadeiro feito político ao conseguir governar sem se misturar com outros partidos e grupos políticos.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO