Rio do Sul terá quatro candidatos à prefeitura com alianças inesperadas
Capital do Alto Vale do Itajaí reúne dois ex-prefeitos entre os pré-candidatos
• Atualizado
A eleição à prefeitura de Rio do Sul terá dois ex-prefeitos: Jailson Lima (PSB), na cabeça de chapa, e Garibaldi Ayroso (MDB), que será vice de Manoel Arisoli Pereira (PL). Mas este cenário é só um detalhe da construção que levou a maior cidade do Alto Vale do Itajaí a ter quatro candidaturas já confirmadas em convenções.
Gerri Consoli (PSD) é suplente de deputado que passou pela Assembleia, uniu-se a PSDB, Podemos, União Brasil, PRD e Republicanos, um feito que tirou o partido comandado pelo deputado federal Jorge Goetten, que é da região, das mãos do PL, de Jorginho Mello. Gerri, candidato apoiado pelo prefeito José Thomé e pelo ex-deputado e prefeito Milton Hobus, ambos do PSD, tem a maior coligação do pleito.
O experiente Jailson Lima, que já comandou a cidade quando estava no PT e foi deputado estadual, montou uma coligação que traz os petistas acompanhados de PDT e Avante. Jailson buscará os votos de quem conhece a sua atuação na prefeitura, um recall.
Um velho conhecido do eleitor rio-sulense, Jaime Pasqualini (PP), que já concorreu duas vezes à prefeitura (2002 e 2020), uma pelo antecessor do PP, o PPB, e outra pelo Podemos, volta à cena. Os dois aliados de Pasqualini são o DC e o PRTB.
Manoel Arisoli Pereira (PL), o Manoel da Celesc, conta com a imensa influência do ex-presidente Jair Bolsonaro na região e o apoio do governador Jorginho Mello, ambos do PL, para assegurar uma vitória em outubro. Para tanto, atraiu o MDB, que emprestou o nome do ex-prefeito Garibaldi Ayroso de vice, uma articulação do deputado estadual Jerry Comper (MDB), secretário estadual de Infraestrutura e Mobilidade, defensor de que a sigla deva estar com Jorginho, em 2026.
Quem são os candidatos à prefeitura de Rio do Sul:
- Gerri Consoli (PSD) com PSDB (da federação com o Cidadania), Podemos, União Brasil, PRD e Republicanos, vice Adilson Bonfanti
- Jailson Lima (PSB) com PT (da federação com PCdoB e PV), PDT e Avante, vice Xavinho (PT)
- Jaime Pasqualini (PP) com DC e PRTB , vice Nilson Crespi
- Manoel Arisoli Pereira (PL) com MDB, vice Garibaldi Ayroso (MDB)
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO