Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
Congresso Nacional

Quem são os dois deputados federais de SC que presidirão comissões na Câmara

Parlamentares comandarão a CCJ e a de Defesa do Consumidor

• Atualizado

Por

Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Não foi uma eleição fácil, com muita cobrança pela postura “mais radical” da parlamentar, mas a deputada federal catarinense Caroline de Toni garantiu a importante presidência da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara, com 49 votos. Os ocupantes dos demais cargos da Mesa da comissão (1ª, 2ª e 3ª vice-presidência) serão eleitos na próxima semana, com informações da Agência Câmara.

Caroline, que prometeu transparência e e equilíbrio, enfrentou inclusive a resistência do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), pela forma aguda como age no Legislativo, situação que foi superada no voto. A catarinense declarou, depois de eleita, que a sua atuação será pautada na Constituição e no Regimento Interno da Casa, e disparou: “Temos que ter uma visão de aprovar leis necessárias e boas para a sociedade brasileira. Não quero ter metas de quantidade, mas de qualidade”.

A deputada Caroline de Toni discursa depois de eleita na CCJ. Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A deputada está no segundo mandato consecutivo. É vice-líder do PL na Câmara, desde 2019, e já foi vice-líder do governo Bolsonaro na Câmara e vice-líder da Minoria no ano passado, bem como 3ª vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, entre 2019 e 2020. 

É pela CCJ que os projetos passam pela análise dos aspectos constitucional, legal, jurídico, regimental e de técnica legislativa de todos os projetos que passam pela Câmara, o que vale também para emendas ou substitutivos. A Comissão também analisa a admissibilidade de proposta de emenda à Constituição.

Veja o que a deputada Caroline de Toni disse à TV Câmara:

Fabio Schiochet assume a segunda comissão da casa

O deputado federal Fabio Schiochet (União-SC) vai para presidir a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara. O catarinense propôs que os deputados façam neste ano um trabalho com diálogo e respeito às posições de cada integrante da comissão. “Juntos faremos um excelente trabalho. A Defesa do Consumidor é uma comissão que o brasileiro respira 24 horas, até quando dorme”, discursou.

Fabio Schiochet na Comissão de Defesa do Consumidor. Gerdan Wesley/Câmara dos Deputados

Fabio Schiochet é empresário e está em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados, aos 35 anos. Na casa, já presidiu a Comissão de Minas e Energia no ano passado, foi vice-líder do PSL (2020-2021); e comandou a Secretaria de Comunicação Social (2019-2020), órgão responsável pelos veículos de comunicação da Casa.

Cabe à Comissão de Defesa do Consumidor debater e votar iniciativas sobre: economia popular e repressão ao abuso do poder econômico; relações de consumo e medidas em defesa dos consumidores; e composição, qualidade, apresentação, publicidade e distribuição de bens e serviços.

A entrevista de Fabio Schiochet após eleito:

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.