Quais as chances de Fábio Schiochet emplacar na Mesa da Câmara
Parlamentar catarinense é uma indicação do presidente nacional do União, Antônio Rueda
• Atualizado
Deputado federal em segundo mandato, o catarinense Fábio Schiochet, presidente estadual do União Brasil, tem tudo para emplacar uma posição de destaque na mesa da Câmara Federal, como apoio do presidente nacional da sigla Antônio Rueda. Neste sábado (1º), Schiochet está cotado para uma das vice-presidências ou para a 1ª secretaria, que já foi ocupada pelo deputado Luciano Bivar (União-PE), ex-presidente nacional do partido. Procurado pela coluna, o parlamentar catarinense, que tem base na região de Jaraguá do Sul, não se manifestou sobre as possibilidades.
Há uma disputa aberta entre Rueda e Bivar, que, um dia no PSL, articulou a filiação de Jair Bolsonaro, que levou à vitória à Presidência, em 2018. Mas uma disputa entre os dois provocou a saída do então inquilino do Palácio do Planalto do partido.
Recentemente, depois da fusão com o DEM, que criou o União Brasil, Bivar perdeu o comando da sigla no país e, em maio passado, escapou de um processo de expulsão.
Rueda projeta uma das vice-presidências para o partido, mas a regra na Câmara é pedir e levar o que dá, um compromisso que o provável e favorito futuro presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), não modificará. Se emplacar a primeira secretaria da Câmara, Schiochet terá como atribuições supervisionar as atividades administrativas da Câmara, como por exemplo: encaminhar requerimentos de informação a ministros de Estados, encaminhar indicações aos outros Poderes, ratificar as despesas da Casa, receber e enviar correspondência oficial de parte da Casa e credenciar veículos de imprensa e entidades para acesso às dependências da Casa.
Carreira na Casa é marcada por indicações
Desde que chegou à Câmara, o bom relacionamento com a cúpula do União levou Schiochet a ocupar importantes cargos na estrutura da Casa. De 2019 a 2020, foi o secretário de Comunicação Social mais jovem da história da Câmara, durante a presidência de Rodrigo Maia (então no DEM-RJ), indicado por Bivar.
Em 2022, já na gestão de Arthur Lira (PP-AL), que ficou quatro anos, em duas legislatura diferentes na presidência da Câmara, Schiochet assumiu a relevante Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.
Na sexta-feira (31), véspera da escolha que deve favorecer Hugo Motta, a partir das 16h deste sábado (1º), o futuro presidente da Câmara Hugo Motta participou da escolha do novo líder do União, em confraternização na residência de Rueda. O deputado Pedro Lucas (União-MA) foi confirmado na função pelo grupo de Rueda.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO