Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Direto Ao Voto Compartilhar
Eleições 2024

PSOL nega retirada da candidatura de Marquito espalhada pelo PT da Capital

Reação veio depois de informações divulgadas após reunião de partidos de esquerda

• Atualizado

Por

Marquito e os apoiadores que negam a desistência da candidatura.  Jéssica Michels/Divulgação
Marquito e os apoiadores que negam a desistência da candidatura. Jéssica Michels/Divulgação

O PSOL, que faz parte da federação com a Rede Sustentabilidade, reagiu a uma informação atribuída ao PT, nesta quinta-feira (1º), de que o partido estaria disposto a abrir mão da candidatura do deputado Marcos José de Abreu, o Marquito, à prefeitura de Florianópolis, em nome de uma união das esquerdas, e que isso beneficiaria o ex-vereador petista Vanderlei Farias, o Lela. A notícia partiu de uma reunião entre representantes dos partidos, realizada na noite anterior, e que agora serve para azedar a relação entre os dois grupos políticos.

O PSOL acentuou que, desde o ano passado, está comprometido em “construir uma frente ampla que fortaleça um projeto progressista para Florianópolis”, mas o critério deve ser a viabilidade eleitoral. O partido ainda utiliza o argumento de que, de acordo com as pesquisas, às quais teve acesso, Marquito tem 20% das intenções de voto. E conclui: “Não vamos permitir esse tipo de mentiras”.

O PT, que apoia Lela, ainda não se manifestou sobre a reação do PSOL. Dias atrás, o presidente estadual da sigla, o ex-deputado e prefeito Décio Lima, conclamou os militantes da esquerda a fecharem questão em torno do nome de Lela, que tem o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de acordo com o documento distribuído aos militantes.

Leia na íntegra a nota emitida pelo PSOL:

“Marquito nega retirada da pré-candidatura e reafirma sonho por unidade

Diante da informação incorreta que circulou na manhã desta quinta-feira (1º), a coordenação da pré-campanha do deputado estadual Marcos José de Abreu – Marquito (PSOL) a prefeito de Florianópolis elucida que não há intenção de retirada da pré-candidatura.

Desde o ano passado, estamos comprometidos em construir uma frente ampla que fortaleça um projeto progressista para Florianópolis. Por isso, estamos abertos e dialogando com os partidos do campo sobre a necessidade de unidade, o que todos concordam. Porém, destacamos a importância de ter como critério a viabilidade eleitoral. Nas últimas pesquisas às quais tivemos acesso, Marquito tem aparecido com até 20% das intenções de voto e chances reais de ir para o segundo turno.

Sabemos que isso incomoda diversos grupos, que têm atuado ativamente para prejudicar nossa pré-campanha e a união da esquerda. Não vamos permitir esse tipo de mentiras. Nosso maior compromisso é com uma Florianópolis que promova democracia, justiça social e desenvolvimento territorial sustentável, por meio de políticas públicas focadas nas pessoas e na natureza. Seguimos firmes e convictos de que Marquito estará no segundo turno destas eleições.”

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.