PSOL nega retirada da candidatura de Marquito espalhada pelo PT da Capital
Reação veio depois de informações divulgadas após reunião de partidos de esquerda
• Atualizado
O PSOL, que faz parte da federação com a Rede Sustentabilidade, reagiu a uma informação atribuída ao PT, nesta quinta-feira (1º), de que o partido estaria disposto a abrir mão da candidatura do deputado Marcos José de Abreu, o Marquito, à prefeitura de Florianópolis, em nome de uma união das esquerdas, e que isso beneficiaria o ex-vereador petista Vanderlei Farias, o Lela. A notícia partiu de uma reunião entre representantes dos partidos, realizada na noite anterior, e que agora serve para azedar a relação entre os dois grupos políticos.
O PSOL acentuou que, desde o ano passado, está comprometido em “construir uma frente ampla que fortaleça um projeto progressista para Florianópolis”, mas o critério deve ser a viabilidade eleitoral. O partido ainda utiliza o argumento de que, de acordo com as pesquisas, às quais teve acesso, Marquito tem 20% das intenções de voto. E conclui: “Não vamos permitir esse tipo de mentiras”.
O PT, que apoia Lela, ainda não se manifestou sobre a reação do PSOL. Dias atrás, o presidente estadual da sigla, o ex-deputado e prefeito Décio Lima, conclamou os militantes da esquerda a fecharem questão em torno do nome de Lela, que tem o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de acordo com o documento distribuído aos militantes.
Leia na íntegra a nota emitida pelo PSOL:
“Marquito nega retirada da pré-candidatura e reafirma sonho por unidade
Diante da informação incorreta que circulou na manhã desta quinta-feira (1º), a coordenação da pré-campanha do deputado estadual Marcos José de Abreu – Marquito (PSOL) a prefeito de Florianópolis elucida que não há intenção de retirada da pré-candidatura.
Desde o ano passado, estamos comprometidos em construir uma frente ampla que fortaleça um projeto progressista para Florianópolis. Por isso, estamos abertos e dialogando com os partidos do campo sobre a necessidade de unidade, o que todos concordam. Porém, destacamos a importância de ter como critério a viabilidade eleitoral. Nas últimas pesquisas às quais tivemos acesso, Marquito tem aparecido com até 20% das intenções de voto e chances reais de ir para o segundo turno.
Sabemos que isso incomoda diversos grupos, que têm atuado ativamente para prejudicar nossa pré-campanha e a união da esquerda. Não vamos permitir esse tipo de mentiras. Nosso maior compromisso é com uma Florianópolis que promova democracia, justiça social e desenvolvimento territorial sustentável, por meio de políticas públicas focadas nas pessoas e na natureza. Seguimos firmes e convictos de que Marquito estará no segundo turno destas eleições.”
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO