Presidente do Sindilojas de Joinville prega diálogo do governo com o setor varejista
Carlos Grendene vê distanciamento na discussões sobre tributos com o empresariado do setor
• Atualizado
Carlos Grendene, que já foi por duas gestões presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville, hoje comanda o sindicato patronal do setor varejista da mais populosa cidade de Santa Catarina, o Sindilojas, que congrega cinco municípios da região.
Em entrevista ao SCC10 e SCC SBT, o empresário afirmou não ver outra saída para o crescimento do setor varejista senão o diálogo do governo federal com os representantes do segmento econômico.
A pauta do bate-papo ainda foi vasta: da política de juro que atrapalha o empresário e o consumidor, ao envolvimento de quem fornece os produtos, a indústria, e à ampliação do debate sobre a reforma tributária. Sobre a reforma político-econômica, de acordo com Grandene, ela deve ser alicerçada na defesa do empreendedor, de pequeno e médio porte.
O sonho de viver em Joinville
O gaúcho Grendene lembra que conheceu Joinville e a paixão da cidade pela bicicleta via Programa Silvio Santos, na década de 1970, quando o apresentador inigualável mostrava imagens do Brasil inteiro aos domingos. As cenas passadas na TV impressionaram o ainda menino com as dezenas de trabalhadores ao deixarem as fábricas da Manchester Catarinense em duas rodas e a pedalar. Carlos sonhava em ter uma bicicleta, mas lembra que, filho de um alfaiate e com outros quatro irmãos, não tinha condições. Ele chegou a dizer para a mãe: “Vamos morar em Joinville?”
O sonho virou realidade mais tarde, depois de aprovado em concurso para a Eletrosul, onde iria atuar em subestações, atividade para a qual precisa ser formado pela própria empresa. Na ocasião, pediu para estagiar em Joinville. Aliás, marcou as três opções na cidade catarinense. E veio. Depois, trouxe o irmão do setor ótico para abrir uma loja na cidade e ele mesmo se estabeleceu no comércio, desde a década de 1990.
Na sede do Sindilojas, Carlos Gredene, que também é vice-presidente da CDL e conselheiro diretor do SPC/SC e conselheiro da Fecomércio, pregou mais atenção do governo federal ao setor varejista, ao conceder esta entrevista ao Portal SCC10 e ao SBT SCC, na terça-feira (29).
Veja entrevista com Carlos Grendene, presidente do Sindilojas
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO