Práticas irregulares de propaganda eleitoral são denunciadas em SC
Embora tenha poder para denunciar, a Justiça Eleitoral não toma a iniciativa e depende da denúncia do cidadão
• Atualizado
A Justiça Eleitoral recebeu até a tarde da última sexta-feira (26), 77 denúncias envolvendo práticas de propaganda eleitoral irregular em Santa Catarina, relativas às Eleições 2022. Elas foram feitas pelo aplicativo Pardal, que pode ser encontrado gratuitamente nas lojas virtuais Apple Store e Google Play, bem como em formulário web na página do app.
A capital Florianópolis é a cidade com o maior número de denúncias (8), seguida por Tubarão (5), Joinville (4), Jaraguá do Sul (4) e Santo Amaro da Imperatriz (4). Em todo o país, o total registrado até 23 de agosto corresponde a 1.330 denúncias. O Pardal faz os relatos chegarem ao Ministério Público Eleitoral, que investiga ou determina a investigação diante dos fatos.
Embora tenha poder para denunciar, a Justiça Eleitoral não toma a iniciativa e depende da denúncia do cidadão, do partido, e dos adversários, nós quem precisamos controlar este sistema.
Quem fizer a denúncia no app Pardal precisa se identificar e comprovar a acusação através de imagens, aúdios ou documentos. O indivíduo que denunciar sem fundamentos, também terá que responder para a Justiça Eleitoral, isso traz maior credibilidade ao aplicativo.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO