PP confirma Pedrão e Pontes na Capital com o apoio do PRD
Sigla terá chapa pura e apresentou nominata de quase 40% de mulheres a vereador
• Atualizado
A convenção do Progressistas de Florianópolis, no início da tarde deste domingo (28), foi marcada pela participação familiar, com muitas crianças acompanhadas pelos pais convencionais ou candidatos, e até um show de Boi-de-Mamão, do Grupo Folclórico “Alevanta Meu Boi”, para que o ex-vereador Pedro Silvestre, o Pedrão, e o coronel Marcelo Pontes fossem oficializados nas disputa à prefeitura da Capital.
O apoio, por ora, é do PRD (sigla criada com a fusão de PTB e Patriota), representado pelo presidente estadual Fábio Lopes, na foto com a presidente do PP Mulher, Beth Tiscoski. A ata da convenção ficou aberta para novas coligações.
Pedrão chama Angela Amin de inspiração
O evento virou uma grande homenagem à ex-prefeita, vereadora e deputada federal Angela Amin, hoje presidente municipal do PP, chamada de inspiração por Pedrão, justamente ele que, com 11.197 (quase 5% dos votos), foi o responsável por quebrar um recorde de mais votado na história do Legislativo municipal que era dela, 7.771, em 1988. No passado, houve divergências entre os dois, algumas delas levaram o então vereador a se filiar ao PP e concorrer à prefeitura, em 2020.
O legado da família Amin, nas administrações de Esperidião, por duas vezes, e de Angela, fez parte de um vídeo exibido na convenção, chamado de uma série de realizações boas. Angela dividiu os méritos das elogiadas duas administrações dela com o engenheiro civil e ex-vereador Francisco de Assis Filho, o Chiquinho, a quem deu um longo abraço.
O senador Esperidião Amin apimentou o questionamento sobre os adversários. Primeiro declarou, sem citar o nomes de ambos, que a cidade não entende o que ocorreu na construção entre o prefeito Topázio Neto (PSD) e o ex-prefeito Gean Loureiro (União Brasil). Depois reforçou que os que estavam ali não vieram forçados nem por causa dos cargos comissionados que possuem.
O que está pela segunda vez no cargo de senador, também já foi duas vezes governador do Estado e duas vezes deputados federal, exercitou mais uma vez a memória privilegiada. Amin lembrou que, o prédio do Hotel Cambirela, onde se realizava o evento do PP, foi o primeiro do Bairro Estreito, na Capital catarinense, a ter mais do que quatro andares. “A prefeitura desapropriou a área para instalar a rede de saneamento. Eu assinei e a dona Angela (Amin) terminou de pagar a conta”, disse, com o olhar direcionado à mulher, que estava à mesa do evento.
Mais mulheres candidatas a vereador
O PP virá com 24 candidaturas a vereador, o máximo permitido na eleição deste ano e orgulha-se de ter, proporcionalmente, a maior nominata de mulheres. São nove candidatas, 37,5% do total, percentual acima dos 30% determinados por lei.
Elas cantaram o Rancho de Amor à Ilha, o Hino de Florianópolis, em um coral improvisado, ao lados dos candidatos homens. A música foi puxada pelo Maestro Zézinho, José Manoel Ribeiro, que estava ao violão e também disputará uma vaga no Legislativo municipal.
Se a nominata feminina chamou a atenção, o ex-vereador Maikon Costa confirmou que tentará mais uma mandato na Câmara, agora pelo PP. Maikon, que estava no PL, foi cassado por falta de decoro, depois de impedir o suplente, Sargento Mattos (PL), a entrar no gabinete e ser atendido pelos seus assessores. Maikon declarou, como nos filmes de Arnold Schwarzenegger: “I will be back!” (Eu voltarei, em português).
Figuras “diferentes” entre os pré-candidatos
O Batman e o Galinho desfilaram na convenção do PP de Florianópolis. Ao contrário de Bruce Wayne, personagem da saga da DC Comics, Elton Guedes quer ser vereador com o nome de Batman de Florianópolis, enquanto aguarda na suplência a chance de garantir a sonhada vaga na disputa.
Outra figuraça, era o Sandro da Casan, ou melhor, o “Galinho”. Com máscara e torcida organizada, o candidato galináceo fez muito barulho na convenção. Criatividade não falta para esta turma.
Pedrão promete gastar muita sola de sapato
Pedrão trouxe para a convenção dois quadros com um par de tênis emoldurado que ele guarda das duas primeiras eleições que participou para vereador. A sola de ambos está bem gasta, pois, segundo o candidato do PP à prefeitura, esta será a promessa renovada para agora.
A ideia de percorrer muito a cidade, nos seus bairros, para pedir o voto, será fundamental. Pedrão enfrentará a limitação financeira e o atual prefeito Topázio e o ex-prefeito Dário Berger (PSDB), páreo duro em qualquer situação.
PP forte no Sul do Estado
O presidente estadual do Progressistas, o ex-deputado estadual e federal Leodegar Tiscoski, foi saudado pelos convencionais presentes no Hotel Cambirela. Ele, Amin e o histórico Aldo Rosa, secretário-geral da sigla, deixaram o evento antes para participarem da convenção em Joinville.
Leodegar não esconde o orgulho pelo crescimento no Extremo-Sul catarinense, na região de Araranguá (Amesc), onde dos 15 municípios, o PP tem candidatos na majoritária em 12 cidades. Já na Amurel, a expectativa é a de que o ex-prefeito de Tubarão Joares Ponticelli, que renunciou ao cargo depois de preso na Operação Mensageiro, decida concorrer a vereador. “Seria o retorno do Joares”, afirma Leodegar.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO