Podemos, PL e MDB Mulher mobilizam filiados de olho no próximo pleito
Partidos estão na fase de encontros municipais para a formação de chapas para vereador
• Atualizado
Um fim de semana agitado entre os maiores partidos de Santa Catarina mostra que a preparação para as eleições municipais do ano que vem já tomaram conta da agenda dos líderes das siglas. Em Lages, o Podemos, partido do deputado estadual Lucas Neves, trouxe até o presidente da sigla, o também deputado estadual Camilo Martins, para puxar os filiados para a grande disputa que virá.
Lucas é líder da bancada da Serra na Assembleia e contou com a presença dos vereadores Jair Júnior, Tio Zé, Bruno Hartmann e Eder Santos para tratar de união em 2024. O presidente estadual disse que “Lages conta com políticos unidos e comprometidos. E nós estaremos na disputa da majoritária em 2024”, ao afirmar que o Podemos deve ter candidatura própria à prefeitura. Como não há coligação na proporcional, o partido pretende fazer uma chapa robusta à Câmara de Vereadores.
Leia Mais
PL de Blumenau quer disputa democrática para o nome a prefeito
O deputado Iavan Naatz, que coordenou uma reunião com mais de 250 filiados, na Sociedade Cultural Recreativa Fortaleza Tribess, no Bairro Fortaleza, na última sexta-feira (22), declarou que o nome dele prossegue à disposição do PL para a disputa à prefeitura de Blumenau. Se este for o desejo do eleitorado local e do presidente estadual e governador Jorginho Mello. Para Naatz, o crescimento gradativo no município exige um planejamento eleitoral que tenha compromisso com o futuro.
Além de lembrar os recursos do governo do Estado destinados a obras em Blumenau, como o projeto da nova margem esquerda do Rio Itajaí-Açu, Naatz disse que a escolha de um nome para a prefeitura deve ser feita de forma democrática. Sem citar pretendentes, como a deputada federal e ex-vice-governadora Daniela Reinehr ou a professora Patrícia Lueders, secretária-adjunta de Educação do Estado, o deputado deu ênfase para a eleição a vereador, onde o PL já conta com 40 pré-candidatos na maior cidade do Vale do Itajaí, o terceiro maior colégio eleitoral do Estado.
MDB Mulher de SC incentiva a participação e reelege presidente
Um pedido de participação para se candidatarem em 2024, feito pela senadora Ivete Appel da Silveira, marcou o evento do MDB Mulher, em Joinville, no sábado (23), que reuniu 1,3 participoantes de todas as regiões do Estado, no restaurante Rudnick. Dona Ivete estava bem acompanhada, como pela presidente nacional do segmento feminino, Kátia Lôbo, e dona Orita Fernandes do Amaral, de Rio Negrinho, de 89 anos, primeira vereadora eleita pelo partido em 1966 e reeleita em 1971, uma inspiração para as participantes do encontro.
O presidente estadual do MDB/SC e vice-presidente nacional da sigla, deputado federal Carlos Chiodini, lembrou que muitas filiadas, 40% dos 187 mil da sigla em Santa Catarina, vieram de longe, mais de 12 ou 13 horas de viagem para estar em Joinville. A ex-deputada Dirce Heiderscheidt, de Palhoça, foi reeleita presidente do MDB Mulher e a executiva estadual ainda terá Andressa Pêra como vice-presidente, além da ex-deputada Ada de Luca, Marta Pires Nunes, Silvia Kuhn, Ivete Hammes, Katiane Mascarello, Rosa Nagel e Liliane Costodio Knoll.
Dirce falou sobre o aumento de espaços da mulher na sociedade e no partido. Segundo ela, nas últimas eleições municipais, o MDB catarinense passou de 134 vereadoras para 178, um percentual de aumento de mulheres nas Câmaras de Vereadores maior que o crescimento nacional, além do aumento do número de prefeitas eleitas de sete para 12.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO