Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 40 anos de profissão, 18 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
A MORTE DO PONTÍFICE

Planalto confirma ida de Lula ao funeral e presidente faz homenagem a Francisco

Para o presidente, o religioso "foi um papa de todos"

• Atualizado

Por

Lula diz que salário de R$ 46 mil “não é muito” e comparação com outros presidentes chama atenção | Foto: Reprodução/Redes Sociais.
Lula diz que salário de R$ 46 mil “não é muito” e comparação com outros presidentes chama atenção | Foto: Reprodução/Redes Sociais.

O Palácio do Planalto confirmou nesta segunda-feira (21) a ida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao funeral do papa Francisco, em Roma, na sede do Vaticano. Segundo o comunicado, a primeira-dama, Janja da Silva, acompanhará o presidente.

Os detalhes da ida devem ser anunciados nesta terça-feira (22). O que falta é a data do deslocamento, a lista da comitiva completa, que dependerão do protocolo do Vaticano sobre o funeral do papa Francisco, falecido nesta segunda-feira (21), às 7h30, horário de Brasília, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), que sucedeu a grave crise respiratório que acometeu o pontífice.

Também na noite desta segunda-feira (21), depois de decretar luto oficial por sete dias no Brasil, Lula divulgou um pronunciamento em vídeo lamentando a morte do papa. “Francisco foi um papa de todos, mas principalmente dos excluídos, dos mais pobres, dos injustiçados, dos imigrantes, dos que não têm voz, das vítimas da fome e do abandono”, disse o presidente brasileiro em vídeo divulgado pela Secretária de Comunicação (Secom).

Planalto confirma ida de Lula ao funeral e presidente faz homenagem a Francisco; assista ao vídeo na íntegra:

Catarinense aparece entre os favoritos a papa:

Natural de Forquilhinha, Sul de Santa Catarina, o cardeal de Manaus Dom Leonardo Ulrich Steiner está entre os 14 favoritos, de oito nações diferentes, apontados pelos especialistas em Vaticano à sucessão do papa Francisco. A cidade em que nasceu Steiner, já deu outro grande nome à Igreja Católica, Dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo de São Paulo, falecido em 14 de dezembro de 2016. 

Steiner foi nomeado em maio de 2022 pelo próprio papa Francisco e representa a linha mais progressista da Igreja Católica, à qual pertencia o pontífice falecido nesta segunda-feira (21). O arcebispo de Manaus, segundo os experts, teria a vantagem de ser o primeiro cardeal de uma região que chama a atenção do mundo inteiro, a Amazônia, em função das calamidades climáticas, tema de uma encíclica de Francisco, a primeira sobre Meio Ambiente da Igreja Católica.

Dom Leonardo Ulrich Steiner tem 74 anos, portanto é mais novo do que o então arcebispo de Buenos Aires Jorge Bergoglio, quando foi eleito papa, em 2013. Ao lado do catarinense, aparece o também o brasileiro Dom Sérgio da Rocha (arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil).

Veja quem são os cardeais que aparecem na lista:

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.