Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Roberto Azevedo Compartilhar
Eleições 2024

PL amplifica a vitória nas eleições municipais de SC

Conquista de 90 prefeituras é o pano de fundo para as articulações rumo a 2026

• Atualizado

Por

O governador Jorginho Mello na comemoração do PL com os prefeitos eleitos. Divulgação
O governador Jorginho Mello na comemoração do PL com os prefeitos eleitos. Divulgação

As duas mãos com o símbolo da vitória foi o gesto para marcar a vitória do Partido Liberal (PL) de Santa Catarina, o 22, comemorada pelos 90 prefeitos eleitos, o governador Jorginho Mello, os senadores Jorge Seif e Beto Martins, deputados federais e estaduais, em um clube de tiro, em São José, na quinta-feira (17). O cumprimento da meta estabelecida por Jorginho, mais os 55 vice-prefeitos e os 587 vereadores que alcançaram o sucesso nas urnas, serve de prévia para o embate de 2026.

Para Jorginho, que é o presidente estadual da sigla, a vitória significa que cada vez mais há um alinhamento do eleitor com as bandeiras defendidas pelo PL: a liberdade econômica, a família e a valorização dos bons costumes. “É por isso que hoje somos o maior partido de Santa Catarina. Além de estarmos alinhados e preparados para reelegermos Jair Bolsonaro em 2026”, declarou Jorginho.

Bolsonaro ainda buscará reverter a condição de inelegível até 2030, mas é inegável que Jorginho tem reafirmado o apoio a cada dia. A conquista do PL catarinense é o pano de fundo para a pré-campanha à reeleição do governador, que já iniciou os contatos com aliados, como o MDB, e irá avançar na direção do PP, que já estão na administração estadual, e outros partidos, sem esquecer de tentar uma aproximação com o PSD.

TSE arquiva ação contra Elizeu Mattos (MDB)

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral, na sessão de quinta-feira (17). Divulgação/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) arquivou a ação contra o candidato Elizeu Mattos (MDB) depois da derrota na eleição municipal do último dia 6 de outubro. O advogado Marlon Bertol, que defende o ex-prefeito, esclareceu que não se trata de anulação dos votos, mas sim de “perda do objeto da ação” com a não eleição de Elizeu.

O Ministério Público Eleitoral pediu a impugnação do registro da candidatura de Elizeu por considerar que ele está inelegível por ter renunciado ao cargo de prefeito, em 2016, antes que uma Comissão Processante na Câmara de Lages concluíssem o processo que pedia a cassação do mandato. Elizeu chegou a ficar preso na Operação Águas Limpas, do Gaeco, que investigava corrupção na Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa), e, por isso, dois dias antes do pleito deste ano, o ministro Floriano Peixoto de Azevedo Marques, do TSE, aceitou os argumento do MP e impugnou a candidatura.

Elizeu concorreu sob judice, fez 21.021 votos (24,23% dos válidos), o que o deixou na segunda colocação. A deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania) venceu a eleição e se tornou a primeira mulher a comandar a prefeitura da maior cidade da Serra Catarinense, a partir de 1º de janeiro de 2025, com 50.734 votos (58,47% dos válidos).

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.