Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Roberto Azevedo Compartilhar
Valor cai cerca de 5%

Petrobrás passa a aplicar novo preço de gasolina para as distribuidoras

O grande problema ainda é o que vai acontecer amanhã se o mundo está em recessão e temos problemas no petróleo

• Atualizado

Por

Foto: FreePik | Banco de Imagens
Foto: FreePik | Banco de Imagens

A partir desta quarta-feira (20), a Petrobrás passa a aplicar um novo preço de venda da gasolina para as distribuidoras. O valor do litro vai cair cerca de 5%, na pratica, uma redução de 20 centavos.

O economista, professor da Fundação Getúlio Vargas explica que a redução sinaliza a possibilidade de recuo da inflação nos próximos meses. “A gente torce para que continue caindo mais ainda e que possamos recuperar o poder de compra da população. Muito dificilmente voltará aos patamares dos valores de 2 anos atrás, mas cada porcentagem que cai, é um ganho que temos”, ele diz.

Primeiro os estados baixaram o preço do ICMS em cima dos combustíveis, uma ação feita no Congresso Nacional e que tem o carimbo do Palácio do Planalto. Agora, uma outra reação ao preço do mercado internacional do petróleo, que está caindo. Essa questão de inflação, e de altos preços do combustíveis é mundial, e não um problema somente do Brasil. A Petrobrás é uma empresa que tem compromisso com seus acionistas, e não irá mudar a política de preços, já que também possui compromisso internacional no mercado de petróleo.

O que me preocupa não são os 20 centavos a menos, mas a questão do Etanol. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Santa Catarina ainda está fora dos estados que tem menor preço do combustível. Fico pensando, o primeiro brasileiro na década de 1980 foi incentivado a trocar a gasolina pelo álcool, e depois vem o gás natural veicular (GNV), que também não está com preço baixo, e assim, muitos foram iudidos a trocar o sistema de distribuíção de gasolina ou álcool pelo GNV. São armadilhas que o consumidor deve ficar atento.

O grande problema ainda é o que vai acontecer amanhã se o mundo está em recessão e temos problemas no petróleo.

Assista o comentário

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.