PEC da Segurança: Lula debaterá com governadores sem a presença de Jorginho
Governador disse que não aprova a medida federal e não enviará representantes
• Atualizado
O governador Jorginho Mello (PL) não irá à reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com os governadores para discutir o novo plano para a segurança pública. O encontro será nesta quinta-feira (31), em Brasília, e o governo catarinense não enviará nenhum representante.
Conhecido como PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Segurança, o texto do Ministério da Justiça e Segurança Pública prevê aumentar a participação do federal no setor, que hoje é de competência dos governos estaduais. A proposta gera polêmica e inclui na Constituição o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), que permitirá que a gestão federal crie diretrizes gerais que deverão ser seguidas por todos os estados e municípios, tanto para a segurança quanto para o sistema prisional.
Planalto sabe da resistência dos governadores
O Palácio Planalto sabe que há resistência por parte dos governadores, Jorginho não é o único. Por isso Lula decidiu convocá-los para o encontro, que foi anunciado meses atrás, mas só ocorrerá nesta quinta-feira (31).
O presidente já se comprometeu ainda em não fazer mudanças sem autorização dos estados. Além disso, a medida aumenta as competências da Polícia Federal no combate ao crime organizado e permite a atuação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no patrulhamento ostensivo.
O governador Jorginho Mello disse que não concorda com a PEC da Segurança. “Se fosse para debater recursos para a segurança pública, eu iria”, declarou a assessores. Sempre que se ausenta de eventos com Lula, Jorginho gera comentários ambíguos, mas invariavelmente garante aplausos de seus apoiadores e críticas dos opositores.
Encontro adiado com Ratinho Júnior
Jorginho tinha um encontro marcado com o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), também, nesta quinta-feira (31). Ratinho cancelou a agenda em função da reunião convocada pro Lula.
Para Jorginho, o mais importante agora para Santa Catarina seria debater outros temas, como os recursos dos royalties do petróleo.
Viagem ao Chile com a Fiesc está confirmada
O governador Jorginho Mello acompanhará uma comitiva da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) ao Chile, no dia 17 de novembro. O roteiro é o do evento “Santa Catarina Day”, promovido pela Fiesc junto a empresários e investidores chilenos.
A agenda estará restrita a Santiago. Jorginho deve se encontrar com diretores da Latam e da Sky, companhias aéreas que têm transportados catarinenses para o país sul-americano. A intenção da Secretaria de Turismo do Estado é promover a vinda de mais chilenos a Santa Catarina, com o reforço no número de voos diretos para Florianópolis.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO