Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
Obra inacabada

Para Amin, nem a concessionária garante a entrega do Contorno Viário em julho

Afirmação foi feita com base no último relatório da Concessionária

• Atualizado

Por

Reprodução
Reprodução

O senador Esperidião Amin (PP) afirmou, nesta terça-feira (30), que nem mesmo a concessionária do trecho da BR-101, a Arteris Litoral Sul, consegue garantir a conclusão do Contorno Viário da Grande Florianópolis em 31 de julho de 2024. Amin lançou o 42º relatório de acompanhamento das obras, referente ao mês de janeiro.

O parlamentar sustenta a declaração nos relatórios semanais enviados pela concessionária. Amin fez uma avaliação de que, embora o contrato inicial estabelecesse a conclusão em fevereiro de 2012, a obra não está concluída depois de sete cronogramas com prazos de conclusão vencidos.

O senador acrescenta que acompanha um novo relatório apresentado pela concessionária, sem a anuência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), justamente o que previa a conclusão em julho deste ano. Amin defende junto à ANTT “que não sejam tolerados mais atrasos e, que na próxima revisão tarifária, prevista para fevereiro, sejam descontadas as inexecuções do último termo aditivo no valor da tarifa”.

Procurada, a Arteris Litoral Sul garantiu a conclusão do Contorno em julho de 2024. “A Arteris Litoral Sul esclarece que dados referentes ao mês de dezembro de 2023 mostram que 89,31% das obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis estão concluídas. Atualmente, mais de 1.794 trabalhadores atuam na futura rodovia, e 308 equipamentos pesados estão em operação. A conclusão do Contorno será em julho de 2024”, disse em nota.

Segundo a Arteris, a maior concentração dos trabalhos está no trecho sul, em Palhoça, com 1.563 trabalhadores e 250 equipamentos pesados na região. Entre as atividades em execução no município, destaque para a terraplanagem, pavimentação, serviços de drenagem e atividades nas obras de arte especiais, como viadutos e trevos.

Já nos trechos norte e intermediário, as obras civis estão praticamente concluídas e os trabalhadores atuam com paisagismo e instalação de sinalização vertical e horizontal. Em relação aos quatro túneis da obra, três deles já estão com a pavimentação concluída e seguem em fase de instalação dos dispositivos de segurança. Somente o Túnel 2 está sendo pavimentado e, em paralelo, recebe a instalação dos equipamentos de segurança.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.