Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 40 anos de profissão, 18 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
O papa agostiniano

Papa Leão 14 é a resposta da Igreja Católica ao momento vivido pela humanidade

Novo pontífice será o contraponto a Trump e às doutrinas radicais

• Atualizado

Por

Vaticano News
Vaticano News

Um mundo em convulsão, com sérios problemas econômicos, diferenças sociais abismais, guerras e o crescimento do radicalismo político, ideológico e religioso precisará de um pastor do rebanho de mais de 1,4 bilhão de fiéis com um prelado longevo baseado no respeito e na união de todos, independentemente do credo ou nacionalidade. Este é o sinal que a influente Igreja Católica Apostólica Romana dá com a eleição de um cardeal dos Estados Unidos, agora papa Leão 14, anunciada nesta quinta-feira (8).

Crítico de Donald Trump, o cardeal Robert Francis Prevost, nascido em Chicago, será mais do que um contraponto a algumas políticas do presidente norte-americano, principalmente às ligadas à imigração, tal qual foi o pensamento do antecessor na Santa Sé, Francisco. Não esperem um papa agressivo ou capaz de movimentos brusco e não pensados, Leão 14 é agostiniano, um dos ramos mais antigos da Igreja Católica, cuja ordem é baseada em simplicidade, pobreza, trabalho, castidade, obediência e valorização da comunidade.

A política do Vaticano seguirá, portanto, uma linha social, de apoio aos mais desfavorecidos, o que nada a tem a ver com a ideologia socialista. Leão 14 é, antes de tudo, um representante de um humanismo que mudou a igreja, alicerçado no bem comum, longe de divisões entre ricos e pobres.

De frente com a fome e a pobreza

A expectativa do mundo em relação a este oriundo da nação mais poderosa da Terra deve levar em consideração que, Leão 14, foi capaz de se naturalizar peruano para viver na comunidade pobre de Chiclayo, no Peru, e se apaixonar por ceviche, um prato de mariscos, camarão ou peixes crus marinados com suco de laranja-azeda, lima ácida ou limão. Seguiu o caminho de São Agostinho, um dos maiores teólogos da Igreja.

Portanto, o então bispo conheceu as agruras daqueles que precisam de mais ajuda, talvez algo que traga no nome, pois Prevost vem do francês antigo prévost, que significa posto à frente, um preposto, como um superior ou administrador ou prefeito, o que torna o papa Leão 14 um predestinado a comandar. Seu reinado só começa agora!

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.