Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 40 anos de profissão, 18 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
De olho em 2026

Palanque eclético e bênçãos de Kassab para João Rodrigues em Criciúma

Organizadores afirmam que quatro mil pessoas participaram do encontro estadual do PSD

• Atualizado

Por

Palanque eclético e bênçãos de Kassab para João Rodrigues em Criciúma | Foto: Divulgação
Palanque eclético e bênçãos de Kassab para João Rodrigues em Criciúma | Foto: Divulgação

A organização do encontro estadual do PSD, que, na segunda edição, passou por Criciúma na noite chuvosa desta quinta-feira (5), avalia que quatro mil pessoas participaram do evento que tem no prefeito de Chapecó João Rodrigues, pré-candidato ao governo do Estado, a figura central do evento, no AM Master Hall. Em vídeo apresentado aos presentes, Gilberto Kassab, presidente nacional do partido, saudou João como o “futuro do partido e de Santa Catarina”, disse que o PSD está ao lado do prefeito, além do cumprimento ao presidente da Assembleia Julio Garcia e ao presidente da sigla no Estado, Eron Giordani.

Assista ao vídeo de Kassab:

João Rodrigues comemorou o palanque eclético que se formou em torno do nome dele, a começar pelos deputados estaduais pessedistas Mário Motta e Napoleão Bernardes. Além deles, estavam presentes os deputados estaduais Sérgio Guimarães e Pepê Collaço, integrantes da Federação que reúne o União Brasil Brasil e o Progressistas; a deputada federal Geovania de Sá (PSDB, que aprovou a fusão com o Podemos em convenção), o deputado federal Luiz Fernando Vampiro, o ex-governador Eduardo Pinho Moreira e o ex-presidente da Assembleia, Moacir Sopelsa, do MDB; e o deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT).

No projeto ao governo do Estado, João declarou que conta com alianças com a federação União Progressistas, os históricos do MDB e quem mais vier. O prefeito de Chapecó sabe que robustecer seu projeto ao governo é fundamental, não só pela representatividade mas igualmente pela necessária construção do tempo de rádio e TV.

O PSD busca mostrar força e manter o discurso afiado para catapultar o projeto de João, que, por sua vez, representa a alavanca para a formação de chapas fortes para deputado estadual e federal, mais a ocupação entre os aliados para a disputa de duas vagas ao Senado. Há um longo caminho e o inevitável ajuste de rota a partir de uma definição sobre a candidatura pessedista ao Planalto.

Organizadores dizem que quatro mil estiveram no AM Master Hall. Emanuela Justino/SCC SBT

Próximo evento será em Balneário Camboriú

O presidente Eron Giordani confirmou que o próximo encontro estadual será no dia 11 de setembro, em Balneário Camboriú, e que mais duas reuniões serão realizadas na sequência, sem antecipar os locais ou datas. O projeto que coloca João Rodrigues no centro das atenções começou em Chapecó, dia 22 de março, quando o pré-candidato à Presidência, o governador Ratinho Júnior, do Paraná, esteve presente.

A pré-candidatura de João ao governo do Estado tem um forte apelo na direita, mas será necessário um avanço para o centro para assegurar mais apoios. Amigo de Jair Bolsonaro (PL), mesmo que este não concorra ao Planalto, João terá o argumento, embora não possa usar a imagem do ex-presidente na campanha.

Além de Kassab, o ex-governador e senador Jorge Bornhausen gravou um vídeo em que defende a candidatura própria do PSD ao governo com João Rodrigues. Entre as ausências notadas, estavam o prefeito Topázio Neto, de Florianópolis, que justificou ter compromissos assumidos anteriormente, e o ex-deputado Paulo Bornhausen, atual secretário estadual de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, que defendem o apoio pessedista ao governador Jorginho Mello (PL).

Salvaro citou os pontos-chaves

O ex-prefeito Clésio Salvaro (PSD), volta e meia lembrado para compor a chapa majoritária com João Rodrigues, lembrou que, no encontro, foram debatidos os temas que a sociedade quer desenvolvidos pelo futuro governo.

Salvaro, que se apresenta como um “colaborador”, na chapa ou coordenando a eventual campanha, citou as políticas públicas já implementadas pelo prefeito em Chapecó, que ele chamou de “governo de excelência”: moradores em situação de rua e o caminho da ressocialização. E acrescentou os que devem ser abordados: o ensino médio profissionalizante e segurança pública.

Durante o evento, Débora Parisotto, filha do ex-deputado estadual Narcizo Parisotto e líder da Igreja Quadrangular, deixou o PL e se filiou ao PSD. Débora é pré-candidata a deputada estadual.

Colaborou Emanuela Justino, SCC SBT, de Criciúma *

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.