Os cabos eleitorais famosos que pediram votos nos últimos dias na TV
De aliados políticos a líderes nacionais e estaduais, a ideia é chamar a atenção de quem vota
• Atualizado
O fim do horário eleitoral no rádio e na TV, nesta quinta-feira (3), trouxe uma série de personalidades da política nacional e estadual, além de familiares de candidatos, para reforçar ao eleitor a ideia de amplo apoio no pedido de voto. Com mensagens e apelos emocionais, a estratégia foi ressaltar a importância do postulante, nos últimos dias antes da eleição.
No campo dos políticos, o senador Esperidião Amin (PP) apareceu no programa de Pedrão Silvestre (PP), na Capital. Uma presença relevante em função do reagrupamento do PP, quadro bem diferente em relação a 2020.
O deputado estadual Mário Motta (PSD) peregrinou pelo Estado, ainda com o recall de apresentador de TV por décadas. Nos programas mais recentes, apareceu pedindo voto para Topázio Neto (PSD), candidato à reeleição em Florianópolis.
O ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB), hoje ministro dos Portos e Aeroportos, apareceu no programa para pedir o voto a Rodrigo Bornholdt (PSB), em Joinville.
França disse que o candidato, que já foi vice-prefeito da cidade, terá as portas abertas no governo federal. E enalteceu a força do empreendedorismo para o município mais populoso do Estado.
As imagens e discursos durante a passagem por Santa Catarina do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), ainda têm espaço na propaganda de Delegado Egídio Ferrari (PL), em Blumenau. A escadaria da catedral de São Paulo Apóstolo foi o cenário das gravações.
O tom de quem pede o voto está centrado em lembrar as qualidades do candidato, um misto de valorização do postulante ou mensagem ideológica. Em alguns casos, como na presença do ex-deputado estadual e atual presidente do Detran Kennedy Nunes (PL) na propaganda de Sargento Lima (PL), em Joinville, um ex-colega de Assembleia faz um a chamamento ao eleitor. Kennedy foi três vezes candidato a prefeito no maior colégio eleitoral do Estado e reforça esta passagem nas inserções de Lima.
Em Blumenau, o governador Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, foi o cabo eleitoral do candidato Odair Tramontin (Novo). Zema, estrela nacional da sigla, fala do dia da votação e usa o lema do partido para dizer que a cidade terá um novo futuro.
Presença da família também marca algumas campanhas
Quando chega nos últimos momentos da campanha é normal que a família tome algum espaço nos programas de TV. Fabiana Matte Rorigues, mulher de João Rodrigues (PSD), de Chapecó, já teve o nome lembrado para disputar uma cadeira à Câmara dos Deputados, mas se manteve no apoio ao prefeito. Junto com a filhas, Fabi, como é chamada pelo marido, apareceu em vários momentos e programas, nas caminhadas do candidato e junto com as filhas Caroline e Maria Paula.
Em Blumenau, o ex-prefeito e deputado Décio Lima, presidente nacional do Sebrae, fez algumas aparições no programa da mulher Ana Paula Lima (PT), na condição também de presidente estadual do PT.
A deputada federal, vice-líder do governo Lula na Câmara, tenta pela terceira vez chegar à prefeitura, e o marido participou de programas onde valoriza o lado profissional e de mãe de família da parlamentar.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO