Orvino, do PSD de São José, busca a reeleição ao lado de MDB, Republicanos e União Brasil
Prefeito e vice repetem a chapa vitoriosa em 2020
• Atualizado
Uma grande festa que reuniu cerca de quatro mil pessoas, no tradicional Maré Alta, foi o pano de fundo da convenção do PSD, que homologou a candidatura à reeleição do prefeito Orvino Coelho de Ávila, em São José, na noite de terça-feira (23), que repete na chapa o atual vice-prefeito, Michel Schlemper (MDB). Além dos emedebistas, Orvino terá ao seu lado o Republicanos e o União Brasil.
Os quatro partidos lançarão 80 nomes à Câmara, um exército para pedir votos para Orvino. Se a manifestação de correligionários e candidatos foi grande no local da convenção, maior ainda foi a representatividade política de quem veio apoiar o candidato à reeleição.
O ex-governador e senador Jorge Bornhausen, os deputados estaduais Júlio Garcia, Mário Motta e Napoleão Bernardes; os prefeitos João Rodrigues, de Chapecó; Topázio Neto, de Florianópolis; e José Thomé, de Rio do Sul, e o presidente estadual Eron Giordani, todos do PSD. Pelos aliados, estavam presentes o presidente da Câmara da Capital, vereador João Cobalchini (MDB), o deputado estadual Sergio Motta (Republicanos) e o deputado estadual Sergio Guimarães e o ex-prefeito da capital, Gean Loureiro, ambos do União Brasil.
Gean e Sérgio ficaram distantes um do outro. Minutos antes de começar a convenção em São José, município contíguo a Florianópolis, o deputado estadual amargou grande derrota política ao lado de Topázio.
A executiva nacional do União, em Brasília, arquivou um pedido de intervenção no diretório da Capital, presidido por Gean, pretensão dos três integrantes da bancada estadual e dos quatro vereadores na Câmara, que preferem seguir com o candidato do PSD. Portanto, fica mantido o resultado da convenção, que homologou a aliança com Dário Berger (PSDB) e indicou Maria Claudia Goulart (União) para vice.
Bolsonaro no telão, por ordem de João!
Um dos discursos mais aguardados da convenção era o do prefeito João Rodrigues, conservador que pelas suas posições históricas sempre foi “bolsonarista antes mesmo de existir a corrente de direita. Amigo do ex-presidente da República, João levou a imagem de Bolsonaro ao telão e disparou contra os que se dizem apoiadores de Jair Bolsonaro, mas não o são, uma alusão à pré-candidata Adeliana Dal Pont (PL), apoiada pelo governador Jorginho Mello, que terá a convenção para ser confirmada nesta quarta-feira (24), no Golden Hotel.
Orvino e seus aliados atacam Adeliana por posições dela, quando foi prefeita (no segundo mandato) e teria feito críticas à postura de Bolsonaro durante a pandemia de Covid-19. O uso da imagem de Bolsonaro acaba por ali, no telão da convenção. Como prevê a legislação eleitoral, como o PL terá candidatura própria em São José, somente a candidata do partido deverá utilizar a foto do ex-presidente nas divulgações, santinhos, outros materiais digitais de campanha.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO