OAB de SC amplia colégio eleitoral da escolha para o quinto constitucional
Presidente Juliano Mandelli informou que o edital para os interessados deve ser divulgado na semana que vem
• Atualizado
A seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB) ampliou para 126 votos, entre conselheiros titulares e suplentes o colégio eleitoral que escolherá os 12 primeiros nomes para compor o quinto constitucional da categoria para desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (27) pelo Conselho Pleno da OAB/SC, que alterou a resolução do certame, na primeira fase da escolha.
Antes, eram 44 conselheiros titulares, e, agora, foram acrescidos os 77 suplentes, além da diretoria da Ordem. Na segunda fase, todo profissional em dia com a entidade, entre os aproximadamente 40 mil advogados e advogadas, tem direito a voto para escolher a lista sêxtupla que será enviada ao Pleno do Tribunal de Justiça.
Presidente da seccional, Juliano Mandelli informou que deve ser publicado na próxima semana o edital para a escolha, que já provocava polêmicas entre os advogados. Como novidade, o Conselho Pleno também decidiu ampliar os debates sobre paridade de gênero e cotas raciais e construir esse regramento em conjunto com a OAB nacional, que começou a avaliar essa possibilidade para todo o país. .
“Não faria sentido agora modificarmos essa questão de forma isolada para, eventualmente, precisarmos refazer esse caminho para nos adaptar à normativa que valerá para todas as Seccionais”, destaca Mandelli.
A OAB/SC irá realizar novas assembleias e consultas à advocacia sobre paridade e cotas, dialogando também com o Colégio de Presidentes das Subseções, como forma de ampliar o diálogo e a construção coletiva, e levará as propostas de Santa Catarina para o debate aberto pela OAB Nacional.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO