O entra e sai no gabinete de Mauro De Nadal
Emedebista recebeu PT, PDT e PSOL, mais Ana Campagnolo e Eskudlark
• Atualizado
Se já era o favorito à presidência da Assembleia, o acordo costurado com o PL, que defendia a candidatura de Zé Milton Scheffer (PP) mas mudou de ideia, agitou o gabinete do deputado Mauro De Nadal na manhã desta terça (31), véspera da posse dos novos integrantes do parlamento estadual.
Mais cedo, os deputados de PT, PDT e PSOL se reuniram com o emedebista para debater a possibilidade do PL, partido do governador Jorginho Mello, indicar como primeiro vice da casa a deputada Ana Caroline Campagnolo.
A deputada mais votada na última eleição à Assembleia e o colega de bancada Maurício Eskudlark, atual primeiro vice, também estiveram com Mauro no fim da manhã, depois que prefeitos que vieram para a posse deixaram o gabinete.
Pelo combinado na costura do consenso, o PL indicará três nomes e será o blocão, formado por quatro blocos partidários (MDB + PSDB; UB + PTB + PSD; PT + PDT + PSOL; e Podemos + Novo + Republicanos), que apoia Mauro, que dará a palavra final.
Além da mais cotada Ana Caroline, os liberais devem indicar os nomes de Eskudlark e de Nilso Berlanda, que já foi primeiro vice quando Mauro presidiu a Assembleia em 2021.
O destino de Zé Milton é uma incógnita
Rifado pelo acordo, que alguns preferem chamar de consenso, ainda não se sabe o que caberá ao deputado Zé Milton, que sumiu das bolsas de aposta.
Em entrevista à rádio Cidade em Dia, de Criciúma, o atual líder do PL na Assembleia, deputado Ivan Naatz, afirmou que haverá secretarias para o MDB, duas inclusive, para o PSD e até para o União Brasil na administração de Jorginho Mello, mas não citou o PP, que ficou a pé na costura ao comando da casa.
Naatz teve todas as tratativas conduzidas por ele derrotadas, principalmente pela ação do governador Jorginho Mello.
Assista o comentário político:
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO