O corpo a corpo com o eleitor será essencial na última semana de campanha
De A a Z, candidatos procuram sensibilizar o dono do voto até a última hora
• Atualizado
O sprint das campanhas é junto ao eleitor na rua, nada mais natural na última semana para pedir o voto, embora nos municípios de vários portes a participação em debates no rádio e na TV e a gravação de programas toma boa parte do tempo dos candidatos. Na Capital, onde há expectativa se haverá um segundo turno, Dário Berger (PSDB) fez caminhada pelo bairro de Ingleses, neste domingo (29), onde se concentra boa parte do eleitorado do ex-prefeito, assim como no Sul da Ilha de Santa Catarina. O candidato tucano tem se apoiado nas obras que realizou durante os oito anos que comandou a cidade para convencer o eleitor 12 anos após ter deixado o cargo.
A ação da maioria dos nove postulantes em Florianópolis é evitar que o favoritismo de Topázio Neto (PSD) se confirme e o atual prefeito leve a disputa já no primeiro turno, curiosamente como ocorreu, em 2020, quando ele era vice de Gean Loureiro (União Brasil), hoje desafeto político. O apoio do PL da vice Maryane Mattos é uma das fontes de otimismo de Topázio, que tem evitado o já ganhou. Até agora, o ex-presidente Jair Bolsonaro não apareceu na campanha.
Marquito (PSOL) ganhou o apoio de artistas de diversos setores no “Coisarada Cultural”, no bairro Santa Mônica, ao lado da vice Cláudia Zininha (PSOL). Foi ela quem idealizou a primeira edição do evento e agora, na campanha, Zininha e Marquito garantem relevância às diversas manifestações de arte, durante o encontro no Centro Cultural Wagner Segura.
Já Lela (PT), que tem tratado da proposta de Tarifa Livre no transporte coletivo da Capital, tem conversado como eleitor sobre o assunto. Fora isso, o candidato do PT, que aumentou a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no rádio e na TV, tem sido o mais agudo nas críticas ao prefeito Topázio Neto.
Em dupla, Pedrão Silvestre e o vice Marcelo Pontes, ambos do PP, têm honrado a proposta desde os tempos de candidato a vereador e do hoje postulante a prefeito: gastar a sola do sapato, em muitas caminhadas e conversas com o eleitor. Sem baixar a guarda e criticar a atual administração municipal, Pedrão tem pregado uma mudança de perspectiva para a cidade manter qualidade de vida, prejudicada pela poluição nas praias, falta de mobilidade e o aumento de pessoas em situação de rua.
O embate é forte entre Novo e PL, em Joinville
Favorito em todas as pesquisas e com larga vantagem, o prefeito Adriano Silva (Novo) não parece se acomodar com a projeção de vitória em primeiro turno. Tem percorrido a cidade e feito muita entrega de panfletos com a propaganda da campanha ao lado da vice Rejane Gambin (Novo) e de correligionários, além do tradicional encontro com quem passa de carro em muitos semáforos da cidade, onde conversa com os eleitores.
Já Sargento Lima (PL) tem feito ampliado as caminhadas e percorrido os bairros da mais populosa cidade catarinense atrás de votos que possam catapultá-lo para o segundo turno. Tem contado com Jair e Michelle Bolsonaro na campanha no rádio e na TV e com o governador Jorginho Mello em eventos pela cidade. Joinville é estratégica para o projeto de Jorginho em 2026, não à toa Lima recebeu a maior doação de recursos do partido no Estado, R$ 4 milhões para a campanha.
Em Criciúma, a guerra das pesquisas está evidente
O clima esquentou em Criciúma com o retorno do prefeito afastado Clésio Salvaro (PSD) às caminhadas da campanha eleitoral a parti do fim de semana, mas sã os resultados das pesquisas que chamam a atenção e dão a noção de que há indefinição eleição entre as candidaturas de maior impacto: Ricardo Guidi (PL) e Vaguinho Espíndola (PSD). A diferença entre os dois oscila a depender da margem de erro entre um instituo para outro, bem como a alternância na liderança.
Uma grande carreata, que começou no bairro Metropol e passou pelas comunidades São José, Rio Maina, Liberdade, Mineiras, União, Imperatriz, Manaus, Carmélia, Esperança, Cechinel, Mãe Luzia, São Defende, São Sebastião e encerrou na Santa Luzia, levou Ricardo Guidi e o vice Acélio Casagrande, ambos do PL, a percorrerem a cidade no sábado (28). A ideia é estar perto da população cada vez mais nos dias que antecedem a eleição, no domingo (6).
No domingo, no Parque das Nações, Vaguinho e o vice Salésio Lima se reuniram com apoiadoras para debater sobre a importância da prevenção do câncer, tema central do outubro rosa. Mas também relataram o apoio da chapa às causas do público feminino e de combate à violência contra a mulher. As questões são relevantes, principalmente porque a chapa é masculina. Aliás, em Criciúma não há mulheres na cabeça de chapa de nenhuma das seis candidaturas à prefeitura.
Freccia afirma que fez história em Palhoça
O prefeito Eduardo Freccia (PL), candidato à reeleição, assegura que reuniu mais de 5 mil pessoas em uma caminhada, no sábado (28), que passou pelas ruas do Centro de Palhoça. Com direito a trio elétrico e a presença do locutor de rodeio, Freccia estava acompanhado do vice Rosiney Horacio (Podemos), do governador Jorginho Mello e do deputado estadual Camilo Martins (Podemos), ex-prefeito da cidade.
Em um dos municípios que mais crescem no país, ainda concorrem Ana Vaz (PSOL), Gilliard Martins (PDT), Luciano Pereira (PSD) e Tânia Slongo (PT).
Um passeio pelo apoio eclético do Podemos
Presidente estadual do Podemos, a deputada Paulinha da Silva fez um tour pelas diversas cidades em que a sigla possui candidatura às prefeituras ou dá apoio a outros partidos. No passeio, realizado sábado (28), foi possível observar o quão eclética é a lista, que começa na Grande Florianópolis e segue pela Foz do Rio Itajaí e Norte catarinense.
A agenda começou em São José, onde Paulinha participou de uma caminhada ao lado dos candidatos Moacir da Silva e Fabiana Pereira, do Podemos, pelo bairro Barreiros, e depois foi a Balneário Camboriú, onde acompanhou Juliana Pavan (PSD) e Nilson Probst (MDB) em uma caminhada que incluiu os prefeitos João Rodrigues, de Chapecó, e Paulinho Muller, de Bombinhas, ambos do PSD.
Em Itajaí, Paulinha esteve em reunião com Osmar Teixeira (PSD). Mais tarde, foi ao encontro de Clóvis (PSD) e Adriano Pivotto (Podemos), em Itapema. E, em Navegantes, participou de uma carreata com o candidato Liba Fronza (PSD), na foto, pela Avenida Beira-Mar e outras ruas da cidade. Paulinha este em dois comícios: em São Francisco do Sul, ao lado de Godofredo (MDB) e Serginho (Podemos), e, em Balneário Barra do Sul, com os candidatos Borba (MDB) e Zanza (Podemos).
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO