Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Direto Ao Voto Compartilhar
Eleições 2024

O argumento matemático de Décio para manter Lela na corrida à prefeitura da Capital

Posição do ex-vereador chegou a ser questionada pela esquerda e houve a reação do comando da sigla

• Atualizado

Por

Denner Ovidio/Divulgação
Denner Ovidio/Divulgação

O questionamento de alguns setores da esquerda de que Vanderlei Farias, o Lela (PT), não decolaria e que seria natural uma aglutinação com o projeto de Marquito (PSOL), não decola na estrutura petista do Estado, respaldado por um argumento matemático do presidente da sigla, o ex-deputado e prefeito de Blumenau Décio Lima, hoje no comando nacional do Sebrae. Uma carta enviada à militância por Décio sintetiza os motivos para o partido de Luiz Inácio Lula da Silva defender a posição do ex-vereador, que trocou o PDT pelo PT.

No documento, Décio lembra do desempenho dele mesmo na eleição para o governo do Estado, em 2022, quando, diante de uma nova onda bolsonarista, obteve 75 mil votos, no primeiro turno, superando quem seria seu adversário na sequência da eleição, o então senador Jorginho Mello (PL), que terminou a fase da campanha em terceiro. Décio ficou em segundo lugar, só foi superado pelo ex-prefeito Gean Loureiro (União), em Florianópolis, e, no segundo turno, ficou com 45,89% do eleitorado, 138.849 votos, enquanto Jorginho fez 163.718 votos (54,11%).

O que Décio quer dizer é o que os sucessivos pleitos têm revelado: a esquerda tem eleitor cativo na Capital catarinense, o que transforma o candidato Lela em viável, se abraçado pela militância e pelos demais partidos que apoiam Lula. Não ao acaso, Décio escreve que, além de ter se tornado referência na cidade pelos projetos que aprovou na Câmara de Vereadores, Lela é a liderança que a cidade precisa para avançar, daí o fecho da correspondência: “Quem está com Lula, está com Lela”.

Florianópolis tem mais um candidato a prefeito

Reprodução

Durou cinco minutos, na tarde desta quarta-feira (24) e no Trapiche da Beira-Mar Norte, a convenção que homologou Mateus Souza (foto) candidato a prefeito de Florianópolis pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB). Quatro pessoas acompanharam o ato.

Advogado, Souza é assistente administrativo na Celesc e já concorreu a vereador, em 2016, pelo Agir, em Palhoça. A vice na chapa será a técnica de enfermagem Olindina Corrêa (PMB).

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.