Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Eleições 2024 Compartilhar
Eleições 2024

Novo tem meta audaciosa de eleger ao menos cinco prefeitos em SC

Foco está em Blumenau, com Odair Tramontin, e em Joinville, com Adriano Silva

• Atualizado

Por

Foto: Jamille Cardoso/Divulgação
Foto: Jamille Cardoso/Divulgação

Com o foco direcionado às campanhas de Adriano Silva e Rejane Gambin, à reeleição com chapa pura em Joinville, e do promotor de Justiça aposentado Odair Tramontin, em Blumenau, o Novo de Santa Catarina vendeu otimismo aos filiados no Encontro Estadual realizado no terceiro maior colégio eleitoral do Estado, no sábado (6). A proposta do partido é lançar 350 pré-candidatos em 20 municípios, com meta de garantir ao menos cinco prefeitos e 40 vereadores.

Será um salto se garantir essas conquistas, porque, em 2020, elegeu o prefeito e a vice, em Joinville, e nove vereadores no Estado. Depois, vieram as filiações do prefeito Arão Josino (ex-PSD), de Ascurra, que concorre à reeleição, e do deputado estadual Bruno Souza (ex-PSB). Em 2022, o Novo elegeu o deputado estadual Matheus Cadorin e reelegeu o federal Gilson Marques.

Por conta da falta de tempo de rádio e TV para os candidatos a prefeito e vereador este ano, já que o Novo não garantiu sete deputados federais, em 2022, não alcançou a cláusula de desempenho, a sigla mudou conceitos e admitiu alianças e coligações com legendas com diferenças programáticas, mas não ideológicas. Em Joinville e Blumenau, por exemplo, os candidatos do Novo serão apoiados pelo PSD.

A falta de espaço para a campanha no rádio e na TV foi uma das questões que levaram a vereadora Manu Vieira, que concorre à reeleição em Florianópolis, seguir para o PL, além da disputa interna que tirou Bruno da disputa e o jogou nos braços do PL da Capital, onde o Novo apoiará a reeleição de Topázio Neto (PSD), uma evidente troca pelas alianças em Joinville e Blumenau.

O partido em números e perspectivas

Mais de 700 pessoas participaram do 5° Encontro Estadual do Novo, em Blumenau. O presidente estadual Khalil Zattar animou os presentes ao dizer que, na última eleição municipal, a sigla teve candidatos em apenas seis municípios e agora estará em quase 40.

Outro número significante é o de filiados: quase 5 mil. Por isso, Zattar sentencia que o Novo é o que mais cresceu em número de filiados em todo o Brasil neste ano.

Para o presidente nacional, o catarinense Eduardo Ribeiro, em 2024, o Novo atingiu a marca de 50 mil filiados, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso fez com a que a proposta inicial que era disputar em 300 municípios subisse para próximo das 500 cidades.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.