Novo tem meta audaciosa de eleger ao menos cinco prefeitos em SC
Foco está em Blumenau, com Odair Tramontin, e em Joinville, com Adriano Silva
• Atualizado
Com o foco direcionado às campanhas de Adriano Silva e Rejane Gambin, à reeleição com chapa pura em Joinville, e do promotor de Justiça aposentado Odair Tramontin, em Blumenau, o Novo de Santa Catarina vendeu otimismo aos filiados no Encontro Estadual realizado no terceiro maior colégio eleitoral do Estado, no sábado (6). A proposta do partido é lançar 350 pré-candidatos em 20 municípios, com meta de garantir ao menos cinco prefeitos e 40 vereadores.
Será um salto se garantir essas conquistas, porque, em 2020, elegeu o prefeito e a vice, em Joinville, e nove vereadores no Estado. Depois, vieram as filiações do prefeito Arão Josino (ex-PSD), de Ascurra, que concorre à reeleição, e do deputado estadual Bruno Souza (ex-PSB). Em 2022, o Novo elegeu o deputado estadual Matheus Cadorin e reelegeu o federal Gilson Marques.
Por conta da falta de tempo de rádio e TV para os candidatos a prefeito e vereador este ano, já que o Novo não garantiu sete deputados federais, em 2022, não alcançou a cláusula de desempenho, a sigla mudou conceitos e admitiu alianças e coligações com legendas com diferenças programáticas, mas não ideológicas. Em Joinville e Blumenau, por exemplo, os candidatos do Novo serão apoiados pelo PSD.
A falta de espaço para a campanha no rádio e na TV foi uma das questões que levaram a vereadora Manu Vieira, que concorre à reeleição em Florianópolis, seguir para o PL, além da disputa interna que tirou Bruno da disputa e o jogou nos braços do PL da Capital, onde o Novo apoiará a reeleição de Topázio Neto (PSD), uma evidente troca pelas alianças em Joinville e Blumenau.
O partido em números e perspectivas
Mais de 700 pessoas participaram do 5° Encontro Estadual do Novo, em Blumenau. O presidente estadual Khalil Zattar animou os presentes ao dizer que, na última eleição municipal, a sigla teve candidatos em apenas seis municípios e agora estará em quase 40.
Outro número significante é o de filiados: quase 5 mil. Por isso, Zattar sentencia que o Novo é o que mais cresceu em número de filiados em todo o Brasil neste ano.
Para o presidente nacional, o catarinense Eduardo Ribeiro, em 2024, o Novo atingiu a marca de 50 mil filiados, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso fez com a que a proposta inicial que era disputar em 300 municípios subisse para próximo das 500 cidades.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO