Novo desembargador do TJSC: Alex Santore assume 5 anos após ser nomeado
Alex assume o cargo cinco anos após ter sido nomeado
• Atualizado
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) empossou na tarde desta sexta-feira, 4 de agosto, Alex Heleno Santore no cargo de desembargador. O novo membro da Corte ocupará vaga destinada aos representantes da OAB-SC no chamado quinto constitucional. A sessão solene de posse foi realizada na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, na sede do Poder Judiciário, em Florianópolis, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
O novo desembargador foi recepcionado pelos desembargadores Sérgio Roberto Baasch Luz e Osmar Mohr antes de prestar compromisso para o cargo e assinar o termo de posse. Santore recebeu a medalha e o diploma da Ordem do Mérito Judiciário Catarinense do ministro Marcos Aurélio Gastaldi Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Confira o comentário
O ministro lembrou que o novo desembargador foi seu assessor jurídico. “Eu e minha esposa temos o Alex como filho. Tenho grande carinho por toda a família Santore, que é do extremo oeste do Estado, território que nós lutamos para consolidar para o Brasil – primeiro contra os espanhóis, depois contra os argentinos e a seguir com o Contestado. Com essa promoção, estamos consolidando a cidadania frente a essa população do Estado”, recordou.
A saudação em nome do Tribunal partiu do desembargador Cid José Goulart Júnior, que enalteceu qualidades do novo magistrado da Corte a partir das impressões colhidas junto aos seus familiares. “A missão do magistrado não se resume à aplicação da lei. Deve estar acompanhada da compreensão da essência do Direito e da observância dos valores humanos e circunstâncias de cada caso. Alex, posso lhe assegurar que os desafios que se avizinham são muitos, mas tenha a certeza de poder contar com o apoio de todos os colegas desembargadores e desembargadoras para que, unidos, sigamos na busca da verdadeira justiça, paz social e respeito à Constituição”, declarou.
Alex Santore fez um discurso de agradecimentos, com deferência especial à família e aos professores e magistrados com os quais estudou e trabalhou – muitos presentes à cerimônia. “Com eles, aprendi a manter serenidade frente aos desafios, a ter empatia com os problemas das pessoas e a confortá-las quando o resultado não é aquele que a gente espera. Se cheguei até aqui, é porque estava apoiado nos ombros de gigantes, e todos os gigantes estão aqui hoje. Obrigado de coração”, enfatizou.
O presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi, lembrou que é apanágio da atividade judicial exercê-la com imparcialidade e neutralidade, mas fazer justiça não significa permanecer neutro entre o certo e o errado. Muito ao contrário: significa desvendar o certo e sustentá-lo, onde quer que esteja, contra o errado. “O desembargador Alex Heleno Santore se incorpora agora ao Judiciário barriga-verde, trazendo consigo a experiência da advocacia, a experiência da assessoria aqui nesta casa e na Corte do STJ. E soube demonstrar, sobretudo ao longo do período que antecedeu a posse de hoje, três sublimes virtudes humanas: a humildade, a paciência e a resiliência”, destacou.
Também estiveram presentes na solenidade o ministro Alexandre Ramos, do Tribunal Superior do Trabalho (TST); o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Herneus de Nadal; o procurador-geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano; o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari; a presidente da OAB catarinense, Cláudia Prudêncio; o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Fernando Quadros da Silva; o presidente do Sebrae Nacional, Décio Nery de Lima; e demais integrantes da Corte catarinense, além de representantes do Ministério Público, da Procuradoria-Geral do Estado, da Defensoria Pública, da OAB/SC, da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e dos poderes Executivo e Legislativo entre outras instituições.
Currículo
Natural do município de Descanso, Santore graduou-se em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) em 2002. No ano de 2003, cursou a Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul, e em 2004 a Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina.
Atuou como consultor jurídico da Secretaria de Estado da Administração em 2007/2008 e na Secretaria de Estado da Fazenda em 2009/2010. Participou do grupo de trabalho responsável pela elaboração do projeto que instituiu o novo Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Santa Catarina, e exerceu a função de chefe de gabinete do ministro do Superior Tribunal de Justiça entre setembro de 2011 e fevereiro de 2012. Foi também procurador-geral adjunto e procurador-geral da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, de 2015 a 2016.
- Juliano Mandelli é eleito novo presidente da OAB/SC
- SC e PR anunciam acordo sobre os royalties do petróleo
- Governo de SC cede código-fonte de sistema de gestão a SP
- Governadores do Cosud fazem coro por maior retorno de impostos do governo federal
- Em reviravolta, TRF-4 tira Curi da disputa na OAB
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO