Morre o ex-presidente da Assembleia Paulo Konder Bornhausen
Corpo será velado no Jardim da Paz, neste sábado (23)
• Atualizado
O ex-deputado estadual, entre 1955 e 1959, Paulo Konder Bornhausen morreu nesta sexta-feira (22), aos 94 anos, em Florianópolis. Era irmão mais velho do ex-governador e senador Jorge Bornhausen e foi presidente da Assembleia Legislativa, em 1956. Também ocupou o cargo de vice-governador do Estado e de secretário do Interior e Justiça.
Formado em direito pela Pontífice Universidade do Rio de Janeiro, onde nasceu, Paulo pertence a uma família de políticos. Era filho do ex-governador Irineu Bornhausen, que foi prefeito de Itajaí, governador e senador da República. A mãe, Marieta Konder Bornhausen, dá nome ao hospital itajaiense.
Desde 1954 era casado com Ivete Theresinha Dalcanale Bornhausen, com quem teve dois filhos, Ricardo e Patrícia. Paulo Konder Bornhausen deixa cinco netos, Eduardo, Daniel, Fernando, Olívia e André.
O corpo será velado no Jardim da Paz, neste sábado, das 8h às 12h30, onde será cremado.
Nota de pesar da Assembleia Legislativa
Santa Catarina se despede hoje de um nome importante de sua história: Paulo Konder Bornhausen. Deputado estadual, foi presidente da Assembleia Legislativa secretário de Estado e vice-governador de Santa Cataria. Advogado por formação, ocupou vários cargos de destaque em instituições nacionais, com larga folha de serviços prestados ao País. Foi um empresário de muitas iniciativas e importante participação para o desenvolvimento catarinense. Paulo Konder BORNHAUSEN deixa um legado importante, o qual continuará inspirando muitas gerações.
À família, apresentamos os nossos mais sinceros sentimentos.
Paulo Konder Bornhausen
Do nascimento no Rio de Janeiro a 6 de setembro de 1929 percorreu um longo caminho e preencheu um valioso currículo, onde estão evidenciados os múltiplos interesses de um homem afinado com seu tempo. Primeiro a família. Filho de Irineu Bornhausen, empresário, duas vezes eleito Prefeito de Itajaí, Governador eleito de Santa Catarina em 1950, Senador da República, de 1959 a 1967, e de Marieta Konder Bornhausen.
Paulo Konder Bornhausen casou em 4 de fevereiro de 1954 com Ivete Theresinha Dalcanale Bornhausen, com quem teve dois filhos, Ricardo e Patrícia, e cinco netos, Eduardo, Daniel, Fernando, Olívia e André.
Seus dois irmãos, são Roberto Konder Bornhausen, que foi Diretor do Banco INCO (Banco Indústria e Comércio de Santa Catarina S/A); Diretor, Vice-Presidente e Presidente do Unibanco e Presidente da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos); Jorge Bornhausen, ex Vice-Governador de Santa Catarina; Presidente do BESC; Governador de Santa Catarina; Senador eleito em 1982-1990; Ministro da Educação do Governo Sarney; Ministro da Casa Civil do Governo Color; Embaixador do Brasil em Portugal no Governo Fernando Henrique Cardoso; Senador eleito em 1998, 14 anos Presidente Nacional do PFL, dos Democratas e agora sem filiação partidária.
A vida pública veio como uma sequência natural. Eleito Deputado Estadual em 1954, dois anos depois ascendeu à Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Na condição de Presidente Legislativo, foi Vice-Governador do Estado até a eleição do Vice-Governador Heriberto Hülse, tendo exercido ainda Vice-Presidência das Comissões de Constituição e Justiça e de Educação. Foi Vice-Presidente do I Congresso de Assembleias Legislativas, realizado em São Paulo/SP, em 1956.
Há algum tempo dedicou-se às artes literárias e escreveu:
- Retrato Político de uma Época 1954-1960.
- Retrato Político de uma Época 1960-1982.
- Pesquisas e Arquivos Políticos do PKB.
- Banco do Brasil dos meus tempo.
Autor de livros de receitas culinárias e roteiros gastronômicos:
- Receitas de um Chef Amador.
- Novas Descobertas do Chef Amador.
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO