Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
LUTO NO SUL

Morre o ex-prefeito de Criciúma Ruy Hülse, aos 98 anos

Engenheiro administrou o município entre 1966 e 1970

• Atualizado

Por

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Engenheiro de Minas, ex-deputado estadual por três mandatos, ex-presidente da Assembleia e governador em exercício, em 1960, o ex-prefeito de Criciúma Ruy Hülse (foto) morreu aos 98 anos, em Criciúma, nesta segunda-feira (12). Nascido em 1926, na maior cidade do Sul do Estado, Ruy era filho do ex-governador do Estado Heriberto Hülse (1958-1961).

Ruy Hülse cursou Engenharia de Minas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1950. Era casado com Maria de Lourdes Candiota Hülse, com quem teve três filhos: Lilian, Sérgio e Heriberto Hülse Neto.

Foi gerente Industrial da Companhia Brasileira Carbonífera Araranguá (CBCA), em 1951, e diretor Industrial e Comercial da Cerâmica Criciúma S/A (Cecrisa), entre 1971 e 1991. Em 1965, foi eleito prefeito de Criciúma, pela UDN (1966 a 1970). Em 1968, criou a Fundação Educacional de Criciúma (FUCRI), atual Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), e conseguiu junto ao governo federal implantar a BR-101 a partir de Criciúma.

Também foi secretário municipal de Desenvolvimento da Prefeitura de Criciúma, na gestão de Altair Guidi, e secretário adjunto de Tecnologia, Energia e Meio Ambiente do Estado, em 1994, quando o então deputado Ruberval Pilotto era o titular. Detalhes sobre o velório e as causas da morte não foram revelados. 

A prefeitura emitiu uma nota de pesar:

“A Administração Pública Municipal de Criciúma, em nome do prefeito Clésio Salvaro e do vice-prefeito Ricardo Fabris, lamenta, com profunda tristeza, a morte do ex-prefeito de Criciúma, Ruy Hülse, aos 98 anos.

Filho do ex-governador do Estado de Santa Catarina, Heriberto Hülse, Ruy Hülse foi prefeito de Criciúma entre 1966 e 1970. Formou-se em Engenharia de Minas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1950, exerceu atividades no ramo carbonífero e era presidente de honra do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc). Foi deputado estadual por três mandatos, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) e assumiu, de forma interina, o cargo de governador do Estado de Santa Catarina, em 1960.

No comando da prefeitura, Ruy Hülse realizou importantes ações para o desenvolvimento do município de Criciúma, como a criação da Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), em 1968, atual Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), a implantação da Praça do Congresso e a urbanização da área central da cidade.

A Administração Pública Municipal de Criciúma decreta luto oficial de três dias, em todo o território municipal, em virtude do falecimento do ex-prefeito. Todas as repartições públicas municipais de Criciúma deverão estar com as bandeiras hasteadas a meio-mastro durante o período de luto oficial.

Nossos mais profundos sentimentos aos amigos e familiares.

Criciúma, 12 de agosto de 2024.

Prefeitura de Criciúma 🟢🔴”

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.