Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
Luto no MPSC

Morre aos 104 anos o ex-procurador-geral de Justiça de SC, José Daura

Ex-chefe do MP era o mais antigo do país ainda vivo

• Atualizado

Por

Reprodução/MPSC
Reprodução/MPSC

O Ministério Público de Santa Catarina está de luto por três dias pela morte do ex-procurador-geral de Justiça de Santa Catarina, José Daura, o mais antigo do país, falecido aos 104 anos, nesta segunda-feira (21). O reconhecimento foi prestado pelo atual procurador-geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano.

O Ministério Público de Santa Catarina informou que dados sobre o velório e sepultamento serão divulgados no decorrer da manhã desta segunda-feira.

Natural de Florianópolis, José Daura formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Catarina. Sua carreira no Ministério Público de Santa Catarina começou em 1947, quando ingressou em caráter interino na instituição. Foi efetivado em 1952, na Comarca de Chapecó, e em 1961 assumiu a Promotoria Criminal da Comarca de Lages. No ano seguinte, foi convocado para exercer função na Procuradoria-Geral do Estado. Em 1971, foi nomeado Procurador-Geral do Estado, cargo que ocupou até 1975.

Ex-procurador-geral trouxe avanços ao MP

Como chefe da instituição, Daura conquistou avanços importantes, como a estruturação da carreira, o estabelecimento do cargo de Promotor Substituto em início de carreira, a criação de comarcas, além da fundação da biblioteca do Ministério Público. Em sua trajetória, atuou, ainda, como Secretário de Justiça e Secretário da Segurança e Informações. José Daura foi o Promotor de Justiça do processo do linchamento de Chapecó, crime de repercussão mundial que aconteceu em 1950 na cidade do Oeste catarinense.

Em 2021, Daura foi agraciado com a medalha do projeto “Memória MPSC: Procuradores-Gerais”. Ele também é homenageado pelo MPSC, desde 2022, ao nomear o Prêmio José Daura, que valoriza o legado de características humanas e visão futurista em relação ao papel e à vocação social do MP do ex-Procurador-Geral de Justiça.

Daura teve cinco filhas, 15 netos, 19 bisnetos e um tataraneto e era o ex-Procurador-Geral de Justiça vivo mais antigo do país.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.