Moção aprovada pela Assembleia é passo importante para sensibilizar Lula
Audiência com o presidente da República é o objetivo do pedido originado na bancada regional do Sul
• Atualizado
Enquanto o governador Jorginho Mello (PL) mantém o discurso que agrada aos conservadores de Santa Catarina, de que só aplaudirá e estará ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quando este trouxer obras e recursos para Santa Catarina, a Assembleia se mexe e aprovou em plenário a moção que pede audiência com o presidente da República.
A moção, elaborada pela bancada regional do Sul, que tem entre seus membros o presidente do Legislativo, deputado Julio Garcia (PSD), pretende ser um elo entre a sociedade catarinense e o Palácio do Planalto para debater a necessária solução para o trecho da BR-101, que passa pelo Morro dos Cavalos, em Palhoça.
Há muito, o assunto, que já esteve em meio a uma licitação, em 2016, merece um desfecho, seja na prorrogação do contrato de concessão de Arteris Litoral Sul ou na passagem para a outra concessionária, do trecho sul, a CCR. Sobre o não andamento da obra, há nove anos, a paralisação se deu por orientação do Tribunal de Contas da União (TCU), foi adiado em função das duplicações das BRs 470 e 280, até hoje não concluídas.
Na audiência solicitada pela Assembleia, haverá espaço para segmentos da sociedade e para o debate sobre a Reserva Indígena, às margens da rodovia, que sempre pareceu uma desculpa para não ir além, sem que os povos originários, se manifestarem.
Quem sabe alguém do Executivo Estadual, que não tenha receio de ser torpedeado por conservadores ao se posicionar ao lado de Lula, também participe. Para isso, vale o exemplo do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, que não se intimida ao posar ao lado do atual presidente, fazer parcerias com o governo federal, e, ao mesmo tempo, subir no palanque de Jair Bolsonaro (PL).
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO