Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


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Problema de infraestrutura

Ministro Renan Filho não acrescentou solução para o Túnel do Morro dos Cavalos

Titular dos Transportes veio ao Estado inaugurar o Ponto de Parada e Descanso

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Reprodução/SCC SBT
Reprodução/SCC SBT

Cercado de emedebistas, entre eles o presidente da Assembleia Mauro De Nadal, o deputado federal Valdir Cobalchini (coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense) e o secretário Jerry Comper (deputado estadual e secretário estadual de Infraestrutura), o ministro Renan Filho apontou para a revisão do contrato com a concessionária Arteris Litoral Sul a solução para a construção de um túnel na BR-101, na área do Morro dos Cavalos.

Foi neste trecho da rodovia, uma das mais movimentadas do país, na Grande Florianópolis, que a chuva provocou a queda de barreira e um buraco na pista, de sábado (13) para domingo (14), e que deixou as pistas da BR-101, no Morro dos Cavalos, interrompidas por mais de 48 horas.

Junto ao ministro, senador pelo MDB de Alagoas, também estavam os deputados estaduais Sérgio Guimarães (União Brasil) e Marquito (PSOL), pré-candidato a prefeito de Florianópolis. Renan Filho fez uma análise complexa para a situação, como o fato de toda a avaliação sobre a BR-101, no trecho concessionado na Grande Florianópolis, necessariamente precisar passar pelo Tribunal de Contas da União.

Túnel do Morro dos Cavalos é debatido há anos

Este é o primeiro passo para assuntos muito mais delicados, pois a solução do túnel é debatida há mais de 12 anos, mesmo tempo em que deveria ter sido concluído o Contorno Viário Norte, que a Arteris estima estar pronto em julho próximo.

Durante a visita de Renan Filho, que inaugurou o Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros, na rodovia, em Palhoça, o senador Esperidião Amin (PP), que virou um fiscalizador da obra do Contorno, lembrou que a construção do túnel enfrentará três problemas; a falta de projeto, a Reserva Indígena Guarani, não homologada, e a área protegida do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, o que exigiria mais estudos nas necessárias licenças ambientais.

Ou seja: não há soluções mágicas para o problema na BR-101, trecho da Região Metropolitana da Capital. Vai muito mais além das obviedades tratadas nas redes sociais.

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