Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
Agenda econômica

Ministro do Trabalho elogia SC por pleno emprego e prega qualificação dos salários

Em Criciúma, Luiz Marinho teve encontros com empresários e sindicalistas, e irá à convenção do PT

• Atualizado

Por

Luiz Marinho entre o presidente da Acic, Valcir Zanette (E), e do superintendente regional do MTE, Paulo Eccel. Marcus Matildes, da Rádio Cidade em Dia
Luiz Marinho entre o presidente da Acic, Valcir Zanette (E), e do superintendente regional do MTE, Paulo Eccel. Marcus Matildes, da Rádio Cidade em Dia

O ministro Luiz Marinho (Trabalho e Emprego) declarou, em Criciúma, nesta quinta-feira (1º), que há um crescimento do nível do emprego em todo o país e Santa Catarina tem papel importante pelo pleno emprego – termo usado nas ciências econômicas para indicar a situação em que todos que buscam um emprego conseguem encontrar uma ocupação no curto prazo – ser realidade em várias regiões. Para o ministro, o estágio econômico permite, a partir de agora, qualificar melhor a qualidade deste emprego, como o nível do salário de entrada, por exemplo, sem esquecer que há outro viés, o da informalidade, que empurra a atividade para a formalidade, a carteira assinada.

Marinho afirmou que houve a geração de 2,758 milhões de postos de trabalho, em 18 meses, o que aponta para o crescimento da economia no país, além de valorizar que a indústria foi a responsável, em cinco meses deste ano pela geração de 209 mil empregos, 69% acima dos 123 mil , no mesmo período do ano passado. Na visão do ministro, o governo deve evitar interferir nas relações entre empresários e trabalhadores, mas ser um indutor ao atuar no investimento de obras de infraestrutura, que geram empregos e desenvolvimento.

Ele lembrou da visita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará ao Estado no próximo dia 9, quando inaugurará os 50 quilômetros do Contorno Viário Norte, na Grande Florianópolis, obra da iniciativa privada, da concessionária da BR-101 Norte, a Arteris Litoral Sul, sob supervisão da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT).

Carvão determinante e agenda com o PT

Marinho veio participar de uma visita a uma unidade de extração, a Mina 101, das Empresas Rio Deserto, em Içara; de um encontro com empresários na Associação Comercial e Industrial de Criciúma (Acic) e se reuniu com dirigentes sindicais da região Sul do Estado, no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma (SISERP). Sobre o setor carbonífero, que já foi a base da economia do Sul catarinense, o ministro afirmou que a extração foi determinante para a industrialização.

Agora o momento, ponderou Marinho, é de planejar a transição energética, algo que necessita reunir os envolvidos no processo e na cadeia produtiva. “Temos que escutar o lado de quem trabalha, do parlamento e do setor econômico”, para adequar o setor na nova realidade global, projetou o ministro.

A partir das 18h30min, Marinho, que é deputado federal pelo PT de São Paulo, participará da convenção que homologará o advogado Arlindo Rocha à prefeitura de Criciúma, na Sociedade Recreativa União Mineira. O cenário é o melhor possível para a esquerda, que estará reunida em coligação com PCdoB e PV, que compõem uma federação, PSOL e Rede, de outra federação.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.