Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
Dentro da administração

MDB diz que teve a melhor conversa com Jorginho dos últimos tempos

Partido terá três pastas e fará rodízio de suplentes na Assembleia e na Câmara Federal

• Atualizado

Por

A foto oficial da reunião entre o MDB e Jorginho que selou o acordo “de corpo e alma”. Divulgação
A foto oficial da reunião entre o MDB e Jorginho que selou o acordo “de corpo e alma”. Divulgação

Na definição do presidente da Assembleia Mauro De Nadal, a conversa da bancada estadual do MDB mais o presidente da sigla, deputado federal Carlos Chiodini, com Jorginho Mello (PL), foi a melhor em um ano e 10 meses, ou seja, durante o mandato do atual governador. Os emedebistas confirmaram que aceitam três secretarias na administração estadual e a escolha de postos-chaves nas pastas em comum acordo entre o secretário e o governador. O resultado reverteu a perspectiva de que o acordo não sairia.

O encontro, que ocorreu nesta quarta-feira (30), na Casa d’Agronômica, ratificou uma aliança que deverá ter reflexos na eleição em 2026, quando Jorginho concorrerá à reeleição. O MDB pediu e levou a necessidade de ampliar a atuação do deputado Jerry Comper na Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, além da construção de uma equipe para o deputado Antídio Lunelli na Agricultura e Pecuária, principalmente na Epagri e Cidasc, desde que seja um nome técnico, não necessariamente ligado ao partido, e em consenso entre o futuro secretário e o governador.

A próxima pasta será definida em uma reunião futura entre Jorginho e Chiodini, um dos nomes lembrados para compor a equipe do governador. O MDB também mira nos suplentes, um rodízio na Assembleia, que beneficiará a suplente Rose Maldaner, ex-prefeita de Maravilha e mulher do ex-presidente estadual do partido, Celso Maldaner; e na Câmara Federal, que abrirá espaço a Luiz Fernando Vampiro, caso Chiodini, Rafael Pezenti ou Valdir Cobalchini sejam um dos nomes escolhidos.

Governador comemorou o acordo

Empenhado em formar uma ampla aliança para o projeto à reeleição em 2026, o governador Jorginho Mello comemorou a decisão do MDB, tanto que o material divulgado sobre o encontro da manhã desta quarta-feira (30), diz que a reunião “selou de corpo e alma a permanência e o aumento da participação dos emedebistas”.

A bancada já votava com Jorginho, mas, a partir de agora, firma o compromisso de “apoio total” aos pleitos do Executivo. Jorginho também oficializou outro gesto: não participará da eleição da mesa diretora da Alesc em 2025, por entender “que este é um processo natural do próprio parlamento e que este está sendo construído pelos próprios deputados no tempo certo”.

Com isso, abre as portas para que seja cumprido o acerto entre Mauro De Nadal, atual presidente, com o deputado Julio Garcia (PSD) para a eleição de fevereiro próximo. O governador chegou a dizer, em recente entrevista ao SCC Meio-Dia, que iria perguntar à bancada do PL na Assembleia, a maior da casa, se algum deputado do partido tinha interesse em disputar o comando do Legislativo Estadual. E agora está convencido de que não deve meter a colher no assunto, com a propriedade de quem articulou e no passado já venceu a disputa à presidência da casa.

MDB divulga nota oficial e inclui Volnei Weber na lista:

A bancada estadual do MDB, que se reuniu na Assembleia após o encontro com Jorginho Mello, divulgou uma nota oficial na tarde desta quarta-feira (30). Leia na íntegra:

“Nota oficial do MDB-SC

A bancada estadual do MDB de Santa Catarina (MDB-SC), acompanhada do deputado federal e presidente licenciado do partido, Carlos Chiodini, voltou a se reunir na manhã desta quarta-feira (30) com governador Jorginho Mello (PL). O encontro foi realizado na Casa D’Agrônomica, em Florianópolis.

Alguns pontos ficaram definidos entre os parlamentares, entre eles, o fortalecimento do deputado estadual, Jerry Comper, na Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), que deve ganhar mais corpo no cargo. A secretaria de Agricultura e Pecuária (SAR) deve ser ocupada pelo deputado estadual Antidío Lunelli ou pelo deputado sulista Volnei Weber. Carlos Chiodini também deve ocupar um cargo no alto escalão do Governo do Estado, contudo, essa escolha da pasta será em conversa posterior entre Chiodini e o governador.

Outro assunto abordado no encontro foi o retorno da senadora Ivete Appel da Silveira ao Senado Federal, que será no dia 2 de dezembro. Já o tema sobre a eleição da presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), que acontecerá em fevereiro de 2025, não entrou na pauta e existe um entendimento para ser discutido somente dentro do parlamento.

Além de Carlos Chiodini e do governador Jorginho Mello, participaram da reunião o presidente da Alesc, Mauro de Nadal; os deputados estaduais Antídio Lunelli, Volnei Weber, Tiago Zilli, Fernando Krelling, Emerson Stein; e o secretário de Estado da SIE, Jerry Comper.”

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.