MDB brilhou na posse dos novos secretários de Jorginho Mello
Solenidade reuniu quatro novos integrantes do colegiado e o presidente da Fesporte
• Atualizado
Eram tantas caravanas de prefeitos e correligionários, que chegaram de Van, além de grupos de servidores públicos estaduais, que o local para a posse dos novos secretários do governo Jorginho Mello, no Centro Integrado de Cultura (CIC), teve que ser transferido do cinema, com capacidade 137 lugares para o teatro para 906 pessoas, que ficou praticamente lotado. O MDB mostrou sua força ao ampliar a participação na administração estadual, com o deputado federal Carlos Chiodini, que assumiu a Secretaria da Agricultura e Pecuária, e o deputado estadual Emerson Stein, que comandará a pasta do Meio Ambiente e Economia Verde, feito que foi o próprio Jorginho exaltou no discurso.
A vinda do partido com maior capilaridade no Estado é parte fundamental da estratégia para 2026, quando Jorginho terá que ampliar a aliança para concorrer à reeleição. O governador admite que, com a dinâmica da política, poderá buscar mais parceiros, lista que hoje inclui PP e Republicanos, e mesmo propor outras mudanças no colegiado, “caso necessário”.
Não sem propósito, o nome do ex-governador e senador Luiz Henrique foi citado por Jorginho Mello, que disse que ele estaria “faceirão” com a presença da senadora Ivete Appel da Silveira no evento e com a chegada ampliada do partido ao governo, enquanto o já secretário Emerson Stein saudou a senadora com reverência ao maior líder emedebista. Fernando Krelling, primeiro vice-presidente da Assembleia, representou o presidente Julio Garcia (PSD) e os demais deputados, embora muitos deles, de PL, Podemos e MDB estivessem presentes, disse que o partido entra de corpo e alma no governo, o melhor do país, que tem o melhor governador e o melhor secretariado.
Chiodini, presidente estadual da sigla, disse que haverá um momento ideal, mais à frente, para avaliar o apoio ao projeto de Jorginho Mello à reeleição. Na visão de Stein, o compromisso assumido agora é um indicativo claro de que se caminha para uma aliança.
Nomes técnicos assumiram as demais áreas
A solenidade também empossou o coronel Freibergue Rubem do Nascimento na Controladoria Geral do Estado, cargo que ele garante servirá para ajudar a aumentar o desempenho das demais pastas, solenidade acompanhada pela mulher, a deputada federal ex-vice-governadora Daniela Reinehr (PL). No lugar dele, o professor de Educação Física Jeferson Ramos Batista, um servidor estadual de carreira, assumiu a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) com a promessa de melhor e integrar as atividades esportivas no Estado.
Jeferson Batista recebeu um apoio especial durante a posse. O prefeito Eduardo Freccia (PL), de Palhoça, foi cumprimentar o novo comandante da Fesporte, um reconhecimento ao trabalho de de quem chama de “craque Jefinho”, que foi presidente da Fundação Municipal de Esportes do município da Grande Florianópolis, onde organizou até a compra de um ônibus novo para a entidade, com emendas de todos os vereadores da cidade.
Policial Penal de carreira, Danielle Amorim Silva, coordenava o Hospital de Custódia em Florianópolis quando foi convidada para assumir a Secretaria de Justiça e Reintegração Social. Danielle garante que fará o máximo para manter a unidade, que tem hoje 75 detentos internados, mas com a modernização do serviço prestado, até porque o Poder Judiciário propõe o fim do modelo. A nova secretaria, a quinta pessoa a assumir a antiga SAP, todos servidores de carreira, o que, admite, lhe impõe um grande desafio.
Veja o que os empossados disseram:
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO