MDB adia decisão sobre ampliar participação no governo Jorginho para fevereiro
Próxima reunião será presencial entre as bancadas estadual e federal da sigla
• Atualizado
As bancadas estadual e federal do MDB decidiram, nesta terça-feira (21), que só em fevereiro, depois do início dos trabalhos na Assembleia e no Congresso Nacional retornam ao debate sobre ampliar a participação da sigla no governo de Jorginho Mello (PL), depois de um placar de 5×4 favorável ao desembarque da administração estadual. O governador voltou a oferecer a Secretaria da Agricultura de porteira fechada, com a possibilidade de indicação de todos os cargos e tinta na caneta do secretário, e ainda a Secretaria de Meio Ambiente e da Economia Verde, além da presidência da Fesporte.
A reunião desta terça-feira foi online, já que muitos estão fora do Estado, entre eles o presidente estadual da sigla, o deputado federal Carlos Chiodini, que está em Hamburgo, na Alemanha. Chiodini é a figura-chave na proposta de Jorginho, que o quer na Agricultura, mas o parlamentar está cotado para ser 2º secretário na Mesa Diretora da Câmara ou mesmo assumir a importante missão de relator do Orçamento da União. Se confirmado, estará descartado.
Fernando Krelling, líder do partido na Assembleia, é o responsável pelas negociações com o governador e também o provável responsável pela indicação do futuro presidente da Fesporte, hoje presidida pelo coronel da reserva do Exército, Freibergue Rubem do Nascimento, indicado pelo PL. Outro nome do MDB, que deve ter espaço na pasta do Meio Ambiente, é o deputado Emerson Stein, mas para isso se tornar realidade o partido deve deliberar.
Para prorrogar a decisão, as bancadas usaram o argumento de que esta decisão deve ter o caráter presencial, onde estarão a senadora Ivete Appel da Silveira, os deputados federais Valdir Cobalchini, Carlos Chiodini e Rafael Pezenti; e os estaduais Antídio Lunelli, Volnei Weber, Fernando Krelling, Mauro de Nadal, Tiago Zillli, Emerson Stein e o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Jerry Comper. O clima era de divergência entre os parlamentares, com muitos a defender uma saída do governo.
Em nota divulgada depois do evento, o MDB confirma que continua sendo base de Jorginho na Assembleia e que a posição de Jerry permanece inalterada. Nesta sexta-feira (24), o governador dará posse a três novos secretários, na Casa d’Agronômica, mas o MDB ainda não estará na foto.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO