Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Brasil Compartilhar
Eleições 2024

Marçal trocou de alvo no debate da RedeTV!: Ricardo Nunes no lugar de Datena

Estratégia foi se afastar do enfrentamento com Datena (PSDB)

• Atualizado

Por

Marçal trocou de alvo no debate da RedeTV!: Ricardo Nunes no lugar de Datena | Foto: Reprodução/RedeTV!
Marçal trocou de alvo no debate da RedeTV!: Ricardo Nunes no lugar de Datena | Foto: Reprodução/RedeTV!

Nas duas horas e 15 minutos de debate com os candidatos à prefeitura de São Paulo, transmitida pela RedeTV! em parceria com o Portal UOL, nesta terça-feira (17), Pablo Marçal (PRTB), que estava com o braço direito enfaixado, dirigiu os petardos ao prefeito Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição, e pouco se dirigiu ao episódio que envolveu José Luiz Datena (PSDB), no domingo (15) à noite, no programa da TV Cultura. A participação de Marçal já começou com uma reprimenda da jornalista Amanda Klein, que comandava o evento, por ter o candidato do PRTB chamado Nunes de “Bananinha”.

Este não foi o único embate entre ambos, que chegaram a ser ameaçados de expulsão do debate quando bateram boca. O ex-coach acusou o atual prefeito da capital paulista de “roubar dinheiro da merenda”. Nunes pediu direito de resposta e afirmou que o influenciador “saiu da cadeia”, mas que “a cadeia não saiu dele”, pela forma como ele trata os demais candidatos: “É a forma da malandragem da cadeia. […] Mesma estratégia que fez com aqueles aposentados e pessoas humildes, de mandar o e-mail querendo ganhar confiança da pessoa, ela acessava, levava a abertura das suas contas correntes para subtrair o recurso. E quem está falando isso é a Justiça”.

Marçal continuou os ataques, mas foi confrontado com o resultados das pesquisas que lhe dão 44% de rejeição. Até um tio dele foi objeto de pergunta de um dos jornalistas no debate. “O tio Augusto, de Goiás, diz que não concorda com o jeito desrespeitoso”. Marçal respondeu que o tio “não vai ganhar selfie nem vídeo, que se dê mau na campanha à prefeitura, depois dessa”.

Bate-boca rendeu para os demais participantes

Se a cadeirada de Datena rondava com o uma fantasma os estúdios da emissora em Osasco, próxima a São Paulo, tanto que as estruturas que suportavam os assentos foram “chumbadas” no piso para evitar remoção, pregar a imagem de despreparado para Marçal e Nunes virou uma espécie de mantra entre os demais candidatos.

No primeiro bloco do debate da RedeTV!, Boulos criticou Nunes, ao mencionar o episódio anterior de desentendimento com Marçal, e afirmou que o prefeito “demonstra desequilíbrio”. Depois, ao rebater a pergunta de Nunes sobre a Lei de Segurança Pública, que, acordo com o prefeito, “beneficiaria traficantes”, e dizer que era falsa, Boulos comparou Nunes a Marçal, dizendo que ambos demonstram o mesmo “nível de despreparo e desequilíbrio”.

Em um dos poucos momentos em que citou Datena, Marçal declarou que nunca “tocou em nada de ninguém”, quando rebateu as denúncias de mexer no dinheiro de gente humilde. “Agora vocês estão tocando em uma história que meu passado é ressignificado, o do Datena não é. Ele teve que fazer um rebolation sobre o assédio sexual, vou tocar nessa ferida toda vez, Ricardo Nunes já foi preso, o Boulos já foi preso três vezes, é o que mais tem vídeo na internet”, afirmou o ex-coach. 

Mulheres em luta: Marina Helena x Tabata

A candidata Marina Helena (Novo) acusou a deputada Tabata Amaral (PSB) de ter usado jatinho particular para encontrar o namorado e correligionário, o prefeito de Recife, João Campos (PSB). “Quantas viagens você fez de jatinho particular para visitar o seu namorado? Quem pagou e de quem era esse avião?”, provocou Marina Helena.

Tabata foi curta e não deu bola para a acusação. “Eu nunca fiz nenhuma viagem de jatinho para visitar meu namorado, e se você está curiosa para saber do meu relacionamento pessoal, tem uma série no Youtube em que eu trago a minha história e a minha relação com o João”. Depois, Tabata chamou a insinuação de “delírio”.

Considerações mais do que finais no debate

Os candidatos encerram os programa com uma conversa direta ao eleitor. A ordem foi sorteada pela produção do programa.

Marina Helena (Novo): Lamentou o excesso de pedidos de direito de resposta e considerou que isso mostra “o rabo-preso” dos demais candidatos. “Ofereço a minha experiência nos setores públicos e privados ao eleitor”.

Datena (PSDB): Disse que é o mais preparado para lutar contra bandido: “Estou aqui para impedir esta matança a céu aberto, para impedir a matança nesta cidade insegurança. Não tenho medo de bandido, nunca tive!”

Ricardo Nunes (MDB): Afirmou que se preparou para ser prefeito, ao passar por cargos de vereador, vice-prefeito e prefeito. “São Paulo tem o menor índice de desemprego, maior plano de obras, R$ 18 bilhões de investimento em 2024. Tenho preparo e equilíbrio!”

Tabata (PSB): A candidata afirmou que tem clareza para acabar com este lamaçal. “A gente tem que eleger não quem é machão, quem grita mais alto, mas quem tem solução. Sei dialogar, sei entregar. Sou a única que vence do Ricardo Nunes no segundo turno e todos os outros”.

Boulos (PSOL): Reclamou da gritaria entre Marçal e Ricardo Nunes. Prometeu zerar a fila da saúde, quando afirmou que pais médicos do SUS. “Já garanti casa para 15 mil famílias, sem caneta na mão. Tenho o apoio do presidente Lula. Se você (eleitor) quiser o que está aí, tem o Nunes, se quiser ir para o abismo, tem o Marçal”.

Marçal (PRTB): O candidato começou com um discurso religioso, chamando o apoio do eleitor evangélico “para vencer os comunistas”. Garante que ele é a “vingança contra os poderosos”. Citou uma série de profissões, de porteiro a motorista de ônibus e a “motoca”. “Aqui é a revolução do povo.”, finalizou.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.