Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 40 anos de profissão, 18 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
De olho em 2026

Maioria dos eleitores não quer nem Lula nem Bolsonaro ao Planalto, afirma Quaest

Pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (5)

• Atualizado

Por

Maioria dos eleitores não quer nem Lula nem Bolsonaro ao Planalto, afirma Quaest. – Foto: Reprodução
Maioria dos eleitores não quer nem Lula nem Bolsonaro ao Planalto, afirma Quaest. – Foto: Reprodução

A pesquisa Genial/Quaest perguntou aos eleitores sobre o que acham de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) concorrerem à Presidência, em 2026, e a resposta da maioria é de que nenhum dos dois deveria disputar o cargo. Esses e outros dados foram divulgados nesta quinta-feira (5).

Nem Lula nem Bolsonaro

Para 66% (eram 52, em dezembro de 2024, e 62%, em março deste ano), Lula não deveria se candidatar à reeleição, enquanto 32% dizem que sim.

No caso de Bolsonaro, 65% dizem que ele não deveria concorrer, contra 26% que acreditam que poderia disputar à Presidência.

Vale lembrar que ex-presidente segue inelegível por oito anos, até 2030, é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) em ação penal que apura tentativa de golpe de Estado após eleições de 2022, na qual está depondo nesta quinta-feira (5).

No mesmo levantamento, uma pergunta chama a atenção: o que dá mais medo, Lula continuar ou Bolsonaro voltar?

O ex-presidente do PL aparece com 45%, Lula tem 40%, já quem tem medo dos dois soma 7%, não sabem ou não responderam são 5%, e quem não tem medo algum são 3%.

Pesquisa mostra múltiplo empate técnico no segundo turno

pesquisa Genial/Quaest afirma que, sobre as intenções de voto para eleições de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) empata com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), em cenários de segundo turno.

O empate de Lula com esses candidatos ocorre dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais (p.p.) para mais ou para menos.

Já contra o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), o presidente vence fora da margem.

A pesquisa Genial/Quaest projetando intenções de voto para 2026 ouviu 2.004 pessoas de 16 anos ou mais, entre os dias 29 de maio e 1º de junho. Segundo os autores do levantamento, o índice de confiança chega a 95%.

*Com informações do SBT News.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.