Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
SC fora da Esplanada

Lula fica com Fufuca e tira Ana Moser do ministério

Ex-campeoníssima do vôlei era a única catarinense no primeiro escalão federal

• Atualizado

Por

Primeira mulher na pasta, Ana Moser assume Ministério do Esporte | Reprodução
Primeira mulher na pasta, Ana Moser assume Ministério do Esporte | Reprodução

O Centrão é tão poderoso que o deputado federal André Fufuca (PP-AM) foi capaz de tirar a única representante de Santa Catarina do primeiro escalão, a multicampeã Ana Moser, que dava mais do que credibilidade ao Ministério do Esporte.

O interessante é como se deu a conversa do desligamento: de um lado da mesa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e de outro a catarinense de Blumenau Ana Moser, em uma conversa que durou cerca de uma hora no fim da tarde de terça-feira (5), em pleno Palácio do Planalto.

O pecado de Ana não está na competência, mas em não ter cor partidária, sem filiação a um partido aliado, apenas respaldada por um ou outro. Fufuca, figura folclórica nem sempre lembrada por feitos valorosos, é líder do PP, partido do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, das Alagoas.

Fufuca assume posição na Esplanada, embora os catarinenses da sigla desgostem da ideia, assim como o presidente nacional da sigla, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), que assegura que a legenda jamais estará, de corpo e alma, no governo. Então, seria o amazonense investido de ministro um ectoplasma?

Pois bem, a reforma ministerial de Lula também inclui o deputado federal Silvio Costa (Republicanos-PE) como ministro dos Portos e Aeroportos, cargo ocupado hoje pelo ex-governador paulista Márcio França (PSB). No caso do partido de França, que não quer sair, a “remoção” será mais ruidosa, pois o aliado de primeira hora de Lula reluta em perder um ministério e ficara apenas com dois na Esplanada.

Deveras, Santa Catarina perde o único posto no primeiro escalão, graças ao Centrão, e as mexidas com os novos nomes serão oficializadas até o fim de semana.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.