Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Roberto Azevedo Compartilhar
Solenidade incômoda

Lula e Jorginho serão os últimos a assumir no dia 1° de janeiro

Congresso aprovou emenda que prevê novas datas a partir de 2027

• Atualizado

Por

Foto: Marcelo Casal Jr., Agência Brasil
Foto: Marcelo Casal Jr., Agência Brasil

Aquelas cerimônias de posse sonolentas após as festividades de passagem de ano, com muitos convidados com as tradicionais olheiras, só valerão até 1° de janeiro de 2023, já que Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na Presidência, e Jorginho Mello (PL), no governo de Santa Catarina, serão os últimos chefes de executivos, juntamente com os demais 26 governadores, a assumir nesta data.

A dupla entrará para a história não só por ter alcançado as maiores votações nominais para o Planalto e Centro Administrativo, respectivamente.

Uma emenda constitucional, aprovada pelo Congresso, determinou que, a partir de 2027, o presidente da República seja empossado dia 5 de janeiro e os governadores no dia 6 do mesmo mês.

A alteração, que foi promovida para ajudar a participação popular e para que os chefes dos executivos estaduais compareçam à solenidade no Congresso Nacional, atendeu aos clamores de governadores que não conseguiam ir a Brasília.

O mesmo dispositivo legal não alterou a posse de deputados estaduais, federais e senadores, que prossegue no dia 1º de fevereiro.

No caso de prefeitos e vices, o dia 1º de janeiro ainda será a data oficial, o que promete manter os olhares cansados e a falta de ânimo, até porque não há motivo para eles acompanharem outras solenidades fora do município.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.