Lideranças de SC ganham destaque no Summit Cidades 2025
Evento em Florianópolis reúne líderes políticos de todo o Brasil
• Atualizado
Durante a 5ª edição do Summit Cidades, o maior encontro de cidades do Brasil, prefeitos e prefeitas de Santa Catarina se destacaram na programação desta terça-feira (24). O evento, que acontece até o dia 26 de junho, em Florianópolis, reuniu a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), o prefeito de Urubici, Leandro de Souza Corrêa (PSD), e a prefeita de Lages, Carmen Zanotto (Cidadania).
Juliana Pavan, primeira mulher eleita prefeita de Balneário Camboriú em 60 anos, liderou a palestra “Gestoras públicas que inspiram: liderança que transforma territórios”. Ao falar para o SCC SBT, destacou o desafio de equilibrar as contas públicas logo nos primeiros meses de gestão.
“Nós iniciamos arrumando literalmente a casa, pois não tinha condições de você fazer as entregas conforme eu apresentei no Plano 55 na campanha, se eu não arrumasse a casa. […] O maior desafio foi equilibrar as contas públicas para dar sempre um passo conforme a perna”, disse a prefeita.
Ela também ressaltou obras importantes, como a macrodrenagem para minimizar alagamentos e a entrega de um centro odontológico que estava parado há mais de um ano. “Estamos fazendo uma entrega de um governo responsável com o dinheiro público e responsável principalmente com as ações que impactam na vida das pessoas”.
Juliana também adiantou que 2026 será um ano com grandes entregas, especialmente na área da educação, e comemorou a estadualização do Hospital Ruy de Cardoso. Sobre a política estadual, foi direta: “Sou fiel ao meu partido, hoje o pré-candidato ao Governo do Estado é João Rodrigues e reconheço também a força do próprio governador atual, Jorginho Melo”.
Já o prefeito de Urubici, Leandro de Souza Corrêa, eleito na primeira vez que disputou um cargo público, participou da palestra “Território, Turismo e Crescimento: caminhos para o desenvolvimento sustentável”. Ele destacou a importância do planejamento e da inovação.
“Urubici precisa crescer de forma ordenada. E a partir do momento que você vem para o Summit e encontra os melhores gestores, os melhores capacitadores, os melhores professores, você entende que o caminho é a tecnologia. O caminho são cidades inteligentes, a sustentabilidade, a preservação do meio ambiente das áreas rurais que nós temos, o investimento de qualidade em infraestrutura”.
Corrêa reforço que é possível fazer isso sem aumentar impostos. “Você precisa melhorar a arrecadação sem aumentar imposto. Você precisa fazer gestão, fazer política de qualidade e se comunicar muito bem com a população”.
Fechando a participação catarinense, Carmen Zanotto, prefeita de Lages e também a primeira mulher a comandar o município em 247 anos, moderou o painel “Prefeitas de Santa Catarina: trajetórias de vida e na política”.
“Ter a oportunidade de sentar com mulheres que foram prefeitas, que estão neste momento no mandato, é muito significativo. […] Histórias de mulheres que se superaram, mulheres que nunca imaginaram estar frente à gestão do seu município”.
Para Carmen, a gestão municipal tem tudo a ver com o cotidiano das mulheres. “Eu vejo uma casa muito ampliada, porque você precisa cuidar do orçamento, como você precisa cuidar da sua casa, cuidar da limpeza, cuidar da organização, cuidar da segurança, cuidar da educação e porque não as mulheres estarem à frente também da gestão dos seus municípios”
O Summit Cidades 2025 segue até esta quarta-feira (26), reunindo gestores de todo o Brasil para discutir soluções para o desenvolvimento sustentável das cidades.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO