Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Direto Ao Voto Compartilhar
Eleições 2024

Líder da oposição, deputado van Hattem prestigia candidatos do Novo em SC

Parlamentar percorre o país como um dos líderes da oposição ao presidente Lula (PT)

• Atualizado

Por

Marcel van Hattem é recebido por Adriano Silva, em Joinville. Divulgação
Marcel van Hattem é recebido por Adriano Silva, em Joinville. Divulgação

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS), um dos líderes da oposição na Câmara Federal, deu uma impulsionada nas candidaturas do partido em Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau, Indaial e São José, na passagem por Santa Catarina, nesta terça-feira (17).

O parlamentar tem percorrido o país para reforçar o posicionamento do partido contra o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e apresentar o Novo como alternativa viável da direita liberal.

Em Joinville, primeira cidade no país a eleger um prefeito do partido, van Hattem foi recebido por Adriano Silva e a vice Rejane Gambin (foto), candidatos à reeleição.

O apoio é bem-vindo, mas o desafio do Novo será, em 2026, eleger mais do que os apenas cinco deputados federais, como ocorreu da última eleição, que deixaram o partido abaixo da cláusula de desempenho e sem Fundo Partidário e Fundo Eleitoral, tempo de rádio e TV.

A mudança da filosofia da sigla, que aceita agora fazer alianças com outros partidos que tenham programa de governo diferente do Novo, garantiu espaço no horário eleitoral para Adriano e outros candidatos.

O candidato à reeleição em chapa pura está coligado com a Federação PSDB e Cidadania, Podemos, PRD, PSD, Republicanos e União Brasil.

Elogios à “resistência” de Tramontim, em Blumenau

O deputado Marcel van Hattem (C) com os deputados Cadorin e Marques e o candidato Tramontin. Divulgação

Em Blumenau, van Hattem frisou a resistência do promotor de Justiça aposentado Odair Tramontin, que tem Carlos Cezar Wagner (PSD) como vice e concorre pela segunda vez à prefeitura. Tramontin ficou em terceiro no pleito de 2020, depois concorreu a governador, em 2022, quando estadualizou o nome.

Ao lado do candidato a prefeito, estavam o deputado federal Gilson Marques, que está no segundo mandato, assim como van Hattem, e o deputado estadual Matheus Cadorin.

Visitas a Jaraguá do Sul, Indaial e São José

O discurso de van Hattem também reforçou as candidaturas do Novo em Jaraguá do Sul, Indaial e São José. Em Jaraguá, segunda parada da visita a Santa Catarina, o parlamentar se reuniu com o candidato a Prefeito Mario Felippi e a vice Margarete Ewald.

Em Indaial, no Vale do Itajaí, o encontro foi com Ana Paula Reiter e Arthur Otto Krause, outra chapa pura do Novo.

Marcel van Hattem encerrou a passagem pelo Estado em São José, na Grande Florianópolis, o quarto maior colégio eleitoral catarinense, onde foi recebido por Vanessa Milis e Victor Souza, ambos do Novo. Em Florianópolis, o Novo apoia Topázio Neto (PSD).

Ilustres quase anônimos na campanha

As campanhas de Topázio Neto (PSD) e Lela (PT), em Florianópolis, trouxeram dois rostos conhecidos do eleitor nos programas desta terça-feira (17).

Em três participações, como um eleitor a elogiar o trabalho do atual prefeito da Capital, aparece o deputado estadual por cinco mandatos, ex-presidente da Assembleia Legislativa e ex-deputado federal Onofre Agostini, que militou no PFL e no DEM, de onde se originou o PSD de uma das costelas.

Já advogada Janaína Deitos cita que apoia Lela por que ele está com Lula. Janaína é presidente do PCdoB de Florianópolis, que integra a Federação Brasil da Esperança-Fé Brasil, ao lado de PV e PT.

Pesquisa Quest aponta Topázio na liderança

Para elevar todo e qualquer ânimo de Topázio Neto (PSD), há 18 dias da eleição a pesquisa Quaest, divulgada nesta terça-feira (17), aponta que o candidato à reeleição venceria em primeiro turno. E mais, que os demais candidatos oscilaram para baixo dentro da margem de três pontos percentuais, enquanto Topázio cresceu seis pontos em relação ao apontamento anterior, de 27 de agosto.

Ou seja, as estratégias de bater no prefeito ou relacionar à administração dele a problemas com uma empresa no setor privado, não surtiram o efeito pretendido pelos adversários.

A pesquisa Quaest foi encomendada pela NSC e tem nível de confiança de 95%. O levantamento foi realizado presencialmente com 852 eleitores de 16 anos ou mais em Florianópolis, entre os dias 14 e 16 de setembro, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo SC-09567/2024.

Veja os números:

  • Topázio Neto (PSD): 43% (eram 40% em 27 de agosto)
  • Dário Berger (PSDB): 15% (eram 16% em 27 de agosto)
  • Marquito (PSOL): 14% (eram 13% em 27 de agosto)
  • Lela (PT): 6% (eram 6% em 27 de agosto)
  • Pedrão (PP): 5% (eram 6% em 27 de agosto)
  • Brunno Dias (PCO): 1% (era 0% em 27 de agosto)
  • Mateus Souza (PMB): 1% (era 0% em 27 de agosto)
  • Rogério Portanova (Avante): 0% (era 0% em 27 de agosto)
  • Carlos Muller (PSTU): 0% (era 0% em 27 de agosto)
  • Não sabem/Indecisos: 10% (eram 10% em 27 de agosto)
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 5% (eram 9% em 27 de agosto)

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreads Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.