Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
Requerimento

Júlia Zanatta requer informações sobre custo de viagem de Janja às Olimpíadas de Paris

O requerimento solicita esclarecimentos sobre a legalidade e os custos da comitiva.

• Atualizado

Por

Janja visita Vila Olímpica e Casa Brasil e deseja sucesso aos atletas. | FOTO: Marina Ziehe/COB
Janja visita Vila Olímpica e Casa Brasil e deseja sucesso aos atletas. | FOTO: Marina Ziehe/COB

A deputada federal Júlia Zanatta (PL) protocolou um requerimento de informações que questiona a escolha da primeira-dama, Janja Lula da Silva, como representante oficial do Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024. O documento, encaminhado ao Ministro da Casa Civil, solicita esclarecimentos sobre a legalidade e os custos associados à inclusão da primeira-dama na comitiva oficial do governo.

De acordo com o decreto publicado em 12 de julho de 2024, o Governo Federal autorizou a designação de uma comitiva para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, que ocorrerá de 24 a 28 de julho de 2024. Júlia Zanatta destaca, no entanto, que o decreto menciona a presença de Janja, que, apesar de ser a primeira-dama, não ocupa um cargo oficial, gerando questionamentos sobre sua inclusão na representação brasileira.

A reportagem do jornal O Estado de São Paulo revelou que a primeira-dama levou consigo uma equipe de pelo menos sete assessores, incluindo membros da Secretaria de Comunicação da Presidência, do Gabinete Pessoal do Presidente e do Cerimonial da Presidência. Os custos estimados para as diárias dos assessores somam cerca de 185 mil reais.

No requerimento, Júlia solicita informações detalhadas sobre a base legal utilizada para a designação de Janja como representante oficial, o valor total da viagem da comitiva e as despesas específicas relacionadas à primeira-dama. Além disso, o documento pergunta sobre o processo de obtenção das credenciais de chefe de Estado para a primeira-dama e se houve qualquer tipo de pressão sobre os Comitês Olímpicos para a concessão dessas credenciais.

Questionamento sobre as viagens oficiais

A deputada também questiona se há precedentes de viagens oficiais realizadas por primeiras-damas em função de representação governamental e busca entender a motivação por trás da inclusão de um membro não oficial na comitiva. O requerimento reflete preocupações sobre princípios de moralidade, legalidade e interesse público, e aguarda resposta para esclarecer os procedimentos e gastos envolvidos na representação brasileira nas Olimpíadas de Paris.

“É um absurdo que Lula esteja passando por cima de regras da administração pública para Janja fazer turismo às custas do dinheiro público. Ela foi à Paris com todo o aparato estatal, mas sua agenda é secreta. Isso preciso ser explicado para que sejam tomadas as providências”, finalizou a deputada Júlia Zanatta. O Palácio do Planalto ainda não se manifestou sobre o pedido de informações.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.