Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 40 anos de profissão, 18 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
Agenda nos EUA

Jorginho vê oportunidade para SC na crise de tarifaço mundial

Catarinense participou de painel com outros oito governadores, durante painel do Lide, em Nova York

• Atualizado

Por

Bruno Oliveira/SECOMGOVSC
Bruno Oliveira/SECOMGOVSC

O governador Jorginho Mello (PL) disse, nesta terça-feira (13), em Nova York, na abertura de seu discurso em um evento promovido pelo Grupo de Lideranças Empresariais (Lide), que “Santa Catarina é essa potência porque nunca foi governada pelo PT”, uma provocação seguida pela avaliação de que há muitas oportunidades para a economia mundial no atual cenário geopolítico.

Jorginho participava do painel “As relações econômicas entre o Brasil e os Estados Unidos”, no 14º Fórum de Investimentos Brasil-Estados Unidos, promovido pelo Lide, evento que reuniu ainda os governadores Cláudio Castro (PL, Rio de Janeiro); Eduardo Leite (PSD, Rio Grande do Sul); Gladson Cameli (PP, Acre); Ibaneis Rocha (MDB, Distrito Federal); Raquel Lyra (PSD, Pernambuco); Renato Casagrande (PSB, Espírito Santo); Ronaldo Caiado (União Brasil, Goiás) e Mateus Simões (Novo, vice-governador de Minas Gerais). O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (republicanos-PB) e o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, também participaram do evento em outro momento.

Para Jorginho, a diversificação da economia de Santa Catarina traz a oportunidade de aumentar as exportações e atrair investimentos em meio às disputas comerciais entre EUA e China. Os dois países já são os principais destinos da produção catarinense vendida para fora do país. Em 2024, os EUA compraram US$ 1,7 bilhão de Santa Catarina, enquanto a China aparece na sequência com US$ 1,3 bilhão. Com a disputa comercial, o estado pode aumentar as exportações, ganhar novos mercados e impulsionar a competitividade.

No início da semana, Estados Unidos e China anunciaram uma trégua na guerra tarifária. Embora aponte para um acordo de três meses e, em seguida, há negociações. Os EUA importam de Santa Catarina diversos produtos industrializados, como madeira, máquinas e equipamentos, móveis, bem como geradores de energia. Já a China compra principalmente carne suína, frango e soja.

Assista ao vídeo de oportunidades:

Comitiva reforça os contatos nos EUA

O secretário Paulo Bornhausen, da Articulação Internacional e dos Projetos Estratégicos, fez uma avaliação sobre os primeiros eventos que a comitiva do governo catarinense participou na viagem oficial. O foco é apresentar os potenciais de Santa Catarina, inclusive os produtos mais competitivos no mercado internacional, e atrair novos investimentos em infraestrutura, turismo e logística.

Nesta terça-feira (13), parte do grupo que integra a comitiva esteve na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), uma oportunidade de acompanhar os bastidores diplomáticos no momento de crise. Bornhausen falou ao vivo, no SCC Meio-Dia, direto de Nova York. Assista à participação:

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.