Jorginho nomeia coronel do Exército para adjunto da Segurança
Freibergue Rubem do Nascimento foi assessor dos ex-ministros Sérgio Moro e André Mendonça
• Atualizado
Ex-assessor dos ministros Sérgio Moro (hoje senador) e André Mendonça (hoje ministro do STF), no governo de Jair Bolsonaro (PL), como secretário adjunto da Secretaria Nacional de Segurança Pública, o coronel da reserva do Exército Freibergue Rubem do Nascimento foi nomeado pelo governador Jorginho Mello (PL) secretário adjunto da Segurança Pública de Santa Catarina.
Nascimento será o adjunto do secretário Paulo Cezar Ramos de Oliveira, procurador de Justiça que assumiu a pasta recriada por Jorginho.
Leia Mais
Freibergue já adiantou algumas metas na condição de segundo da pasta: buscar a articulação com o governo federal, em particular com o Ministério da Justiça e Segurança Pública; interagir com as diversas entidades e instituições do Estado com o objetivo de cuidar do cidadão catarinense e promover ações de incentivo à adoção da política de Feminicídio Zero no Estado, reduzir a violência contra a mulher, além de proporcionar maior proteção ao produtor rural, entre outras iniciativas para o setor agro.
Currículo ligado a ações militares e de segurança
Freibergue é graduado em administração pública e ciências militares pela Academia Militar das Agulhas Negras e possui mestrado em gerenciamento de estresse e ciências militares. Atuou como secretário adjunto da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (2019 a 2020) e foi coordenador-geral de Implementação e Monitoramento das Escolas Cívicos-Militares do MEC (2020 a 2021)
Também exerceu as funções de Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Segurança Pública – Ministério da Justiça e Segurança Pública (2019), de subchefe do Preparo do Comando de Operações do Exército Brasileiro (2019), de Chefe do Estado Maior do 1º Exercício Internacional Humanitário (2019) e subdiretor de Abastecimento do Exército Brasileiro (2018). Anteriormente ao cargo de secretário adjunto da Segurança de SC, Freibergue atuou como secretário Executivo de Programas e Projetos Estratégicos de Governo, na SCPAR, e foi diretor de Planos de Saúde do Postal Saúde/Correios, entre 2021 e 2022.
Freibergue adquiriu experiência internacional como adjunto do Adido do Exército junto às Embaixadas do Brasil nos Estados Unidos da América e Canadá, momento em que apresentou e defendeu os interesses do Exército Brasileiro nos Departamentos de Defesa norteamericano (Pentágono) e canadense (2015 a 2017), entre outras missões. Também atuou como Chefe do Grupo Técnico do Brasil no âmbito dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para assuntos de Segurança e Defesa Cibernética (2014).
Entre 2012 a 2014, foi assessor especial militar do Ministro Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. O profissional também foi coordenador de estudos estratégicos para o desenvolvimento econômico, social e segurança da Região Sul, em particular da infraestrutura logística para o escoamento da produção do Estado de Santa Catarina, pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (2000).
Leia mais
- Falta definir o segundo vice-presidente na chapa de Julio Garcia
- Jorginho irá a três posses no dia 1º e anunciará novo secretariado em bloco
- Fecomércio quer que sejam evitadas novas paralisações no Porto de Itajaí
- Indignado, Jorginho Mello se manifesta sobre federalização do Porto de Itajaí
- Topázio anunciará secretariado antes do fim do ano
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO