Jorginho muda Comunicação, Casa Civil e Portos, Aeroportos e Ferrovias
Mexidas ainda envolverão o Detran e Fesporte
• Atualizado
O governador Jorginho Mello (PL) vai promover a mudança no secretariado que já estava prevista desde o ano passado com a substituição dos titulares das secretarias de Comunicação, Agricultura, Meio Ambiente e nos órgãos Detran e Fesporte. As posses serão nesta sexta-feira (24), na Casa d’Agronômica.
Na Comunicação, o novo nome é o do jornalista Bruno Oliveira, atual secretário executivo de Comunicação da Prefeitura da Capital e um dos responsáveis pela reeleição de Topázio Neto (PSD), tanto no trabalho junto às redes sociais quanto no marketing da campanha. Bruno substituirá o publicitário João Paulo Vieira, que impulsionou o nome do Estado e ganhou novos espaços.
Jorginho reconhece o fato de João Paulo ter elevado o patamar de atuação da Secom e quer que o assessor continue no governo em outra função, que ainda não foi revelada. Já Bruno deve ser substituído pela jornalista Fernanda Kleinebing, atual diretora da área na prefeitura.
Na Casa Civil, o ex-deputado Kennedy Nunes (PL) deixa a presidência do Detran para a assumir a articulação com a Assembleia, casa que conhece como poucos, onde cumpriu três mandatos. O secretário adjunto da Casa Civil, Marcelo Mendes, que é procurador e servidor de carreira, deve permanecer como adjunto da pasta. No Detran, o general Ricardo Miranda Aversa, atual vice-presidente, é o nome mais provável para o comando do departamento.
Ainda entre as mexidas no colegiado, o senador Beto Martins (PL) retorna à Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, e o procurador-geral Márcio Vicari deixará o cargo para concorrer à vaga de desembargador no Tribunal de Justiça pelo Quinto Constitucional da OAB. Não há informações sobre a possibilidade de mudanças nos comandos gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, que ganharam especulações nos últimos dias.
Convite ao MDB ainda em suspense
Jorginho Mello fez uma nova proposta ao MDB e garantiu que entregará a Secretaria da Agricultura com porteira fechada, com a possibilidade da sigla nomear todos os cargos e com a caneta cheia. Além disso, o partido ficaria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde, provavelmente ocupada pelo deputado Emerson Stein, além de manter o deputado Jerry Comper na Infraestrutura e Mobilidade.
Depois da reunião online de terça-feira à noite, o presidente estadual do MDB, o deputado federal Carlos Chiodini, está em viagem a Hamburgo, na Alemanha, foi voto de minerva para desempatar um complicado placar de 5×4 favorável a não ampliar a participação no governo Jorginho. O partido deve se reunir presencialmente depois do reinício dos trabalhos legislativos, em fevereiro.
Os deputados Volnei Weber, Emerson Stein (cotado para o Meio Ambiente e Economia Verde), Fernando Krelling e Jerry Coper (secretário de Infraestrutura e Mobilidade) foram os votos favoráveis à ampliação. Os demais, incluindo o presidente da Assembleia Mauro De Nadal, se posicionaram contrários.
O governador quer que Chiodini assuma a Agricultura, mas o parlamentar tem perspectivas mais interessantes no Congresso Nacional, como ser 2° secretário na mesa diretora da Câmara ou até assumir a relatoria do orçamento. Se vencer a ampliação, o líder do MDB, deputado Fernando Krelling, deve indicar o novo presidente da Fesporte. Hoje, a fundação é dirigida pelo coronel da reserva do Exército Freibergue Rubem do Nascimento, indicado pelo PL.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO