Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Eleições 2024 Compartilhar
Eleições 2024

Jorginho exonera a secretária adjunta da Educação para ser vice em Blumenau

O secretário do Planejamento, Edgard Usuy, permanece no governo

• Atualizado

Por

Foto: SCC SBT
Foto: SCC SBT

O governador Jorginho Mello (PL) exonerou a secretária adjunta da Educação, Patrícia Lueders, para provavelmente ser a vice na chapa do deputado Egídio Ferrari, pré-candidato pelo PL à prefeitura de Blumenau. Patrícia chegou a ser lembrada para disputar o cargo, no ano passado, mas a falta de experiência política pesou na balança. O que chama a atenção é que, na terça-feira (4), o PL convidou a atual vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar (PSDB), para ocupar a chapa ao lado de Egídio.

No mesmo ato publicado no Diário Oficial, em que confirma as saídas da deputada Carmen Zanotto (Cidadania), da Saúde; do deputado Ricardo Guidi (PL), do Meio Ambiente e da Energia Verde; e de Robison Coelho (PL), adjunto de Portos, Aeroportos e Ferrovias; Jorginho não acrescentou Edgard Usuy, do Planejamento, cotado para ser vice de Topázio Neto (PSD), em Florianópolis. Dentro do governo, a expressão foi “devem ter mudado de ideia”.

Jorginho exonera a secretária adjunta da Educação para ser vice em Blumenau
Reprodução/Diário Oficial

Em Florianópolis, Edgard Usuy deve ser oficializado como vice de Topázio Neto pelo PL

O secretário de Planejamento do governo Jorginho Mello, Edgard Usuy, deverá ser exonerado nas próximas horas do cargo e oficializado como vice de Topázio Neto (PSD) à reeleição em Florianópolis. O nome de Usuy já era especulado há pelo menos um mês, justamente por ser uma figura leve, sem participação ostensiva na política, mas com qualidade de ser um articulador.

Com a decisão de Jorginho, os nomes dos vereadores Maryanne Mattos e Gabriel Meurer, o Gabrielzinho, ambos do PL, ficam fora da disputa, que, há algum tempo, chegou a incluir o nome do ex-deputado e vereador Bruno Souza, que trocou o Novo pelo Partido Liberal. Usuy foi secretário de Relações Governamentais antes da reforma administrativa feita por Jorginho.

Além da exoneração de Edgard Usuy para a oficialização como vice de Topázio Neto, também estão de saída do governo a secretária Carmen Zanotto, deputada federal pelo Cidadania, que retorna à Câmara e terá um vice indicado pelo PL na campanha à prefeitura de Lages. Carmen será substituída pelo adjunto, Diogo Demarchi Silva. O deputado federal Ricardo Guidi (PL), pré-candidato em Criciúma, já foi exonerado do cargo no Diário Oficial de segunda-feira (3) e retornará igualmente ao Congresso. Deve ser substituído, em um primeiro momento, pelo adjunto Guilherme Dallacosta, advogado especializado em meio ambiente.

Outro nome certo para deixar o governo Jorginho é Robison Coelho, secretário adjunto de Portos, Aeroportos e Ferrovias, que concorrerá à prefeitura de Itajaí pelo PL. Na prática, Jorginho não quis desmobilizar a equipe e não encorajou outros integrantes do primeiro escalão a participarem da eleição em outubro.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.