Jorginho divulga a carne bovina catarinense no Japão
Governador encontrou-se com investidores e grandes empresas nipônicas
• Atualizado
Acompanhado, entre outros pelos prefeitos Adriano Silva (Novo), de Joinville, e Egídio Ferrari (PL), de Blumenau, o governador Jorginho Mello (PL) começou a divulgar a carne bovina produzida em Santa Catarina a investidores e grandes empresas nipônicas, durante o SC Day Tóquio, na Embaixada do Brasil no Japão, nesta quarta-feira (18).
O encontro reuniu gigantes dos setores de alimentos, tecnologia e energia dos dois países, em uma ação estratégica para reforçar laços comerciais e atrair investimentos para Santa Catarina, como as fortes Mitsui, Mitsubishi, Sumitomo, Itochu, Marubeni, Yokorei e Nippon, além de representantes das operações japonesas da BRF e da Seara, que já atuam diretamente no mercado local.
A sanidade animal e o controle de zoonoses utilizados na produção de carne de aves e suínos no Estado é o portfólio para assegurar que o produto bovino atenderá as exigências do mercado japonês. O país asiático é um dos mercados mais rigorosos do mundo em termos de exigências sanitárias. Recentemente, técnicos do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão (MAFF) estiveram em Santa Catarina para auditar o sistema de inspeção sanitária.
O governador garante que “vai chover boi!”. Assista ao vídeo:
A comitiva catarinense também irá aos Ministérios das Relações Exteriores e da Agricultura do Japão, com o objetivo de avançar nas negociações técnicas, apresentar o modelo sanitário adotado pelo Estado e dar os primeiros passos para a habilitação de frigoríficos catarinenses ao mercado japonês. A expectativa da indústria é que, caso a auditoria tenha parecer favorável, a abertura parcial para os cinco Estados livres de vacinação ocorra ainda em 2025.
Atração de investimentos é foco na Catalunha
A vice-governadora Marilisa Boehm (PL) esteve com representantes da Foment del Treball, a maior associação de empresas da Espanha, com mais de 230 mil associados, nesta quarta-feira (18), na região espanhola da Catalunha. O encontro tem por objetivo a atração de investimentos e internacionalização da economia.
“Hoje é o primeiro dia na Espanha de uma agenda que segue até o fim de semana e que tem o objetivo de mostrar os nossos potenciais”, destacou a vice-governadora.
A reunião contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif, e com participação técnica da InvestSC, agência de atração de investimentos e parcerias público-privadas do Governo do Estado. Todas as agendas estão sendo acompanhadas pela consultora de atração de investimentos da InvestSC, Caroline Canale.
Além do webinar, está prevista a realização de um “SC Day” na Catalunha, no segundo semestre deste ano. O evento reunirá as principais empresas catalãs com foco na prospecção de novas tecnologias, inovação e parcerias em setores estratégicos para o Estado.
“Para nós da Foment del Treball, Brasil e especialmente Santa Catarina são regiões importantíssimas. E não só para a parte das exportações catalãs como destino de imersão e negócios. E encontros como o de hoje com a vice-governadora do Estado e com a secretária de turismo, nos abre grandes oportunidades para as empresas catalãs e espanholas, que vão ter acesso direto a toda a informação sobre as grandes possibilidades que oferece o Estado de Santa Catarina”, reforçou o diretor do Departamento Internacional da Foment, Kilian Garcia.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO