Jorginho adia viagem internacional prevista para o dia 21 deste mês
Decisão terá reflexo na anunciada posse do desembargador João Henrique Blasi
• Atualizado
A posse do desembargador João Henrique Blasi, presidente do Tribunal de Justiça, no comando do Estado está adiada sem data definida depois que o governador Jorginho Mello (PL) confirmou que não irá mais viajar aos Emirados Árabes e ao Reino de Bahrein, no fim deste mês. O compromisso estava marcado para o período de 21 a 29 de outubro e foi temporariamente suspenso em função da forte chuva que atinge Santa Catarina, com enchentes, alagamentos e deslizamentos. Jorginho tomou uma decisão correta.
Leia Mais
A agenda internacional envolvia uma intrincada operação, onde não somente Jorginho viajaria. O presidente da Assembleia, deputado Mauro De Nadal (MDB), estaria na comitiva do governador, e a vice Marilisa Boehm (PL) estaria em outra missão no exterior, na América Latina.
Com isso, Blasi, terceiro na linha de sucessão, poderia assumir o governo interinamente e fazer um dos últimos atos dele na vida pública. Na sequência, renunciaria à presidência, no dia 1º de novembro, passaria o cargo para o vice-presidente do TJ, desembargador Altamiro de Oliveira. Blasi encaminharia uma saída após ser governador no exercício do cargo, um coroamento para uma carreira de jurista, de ex-deputado estadual e secretário de Estado.
O que não está na nota oficial, mas deve ter pesado na decisão, é o fato de que, tanto os Emirados Árabes quanto o Bahrein, têm interesse direto no conflito entre Israel e o Hamas, na Faixa de Gaza. Há tensão em todo o Oriente Médio.
Leia a nota oficial emitida pelo governo do Estado:
NOTA OFICIAL
“Adiamento de viagem oficial aos Emirados Árabes e Reino do Bahrein
O governador Jorginho Mello informa que haverá adiamento da missão oficial da comitiva de representantes do Estado aos Emirados Árabes e Reino do Bahrein. A viagem estava agendada para ocorrer de 21 a 29 de outubro de 2023.
O adiamento se deve às chuvas que ocorrem no Estado desde a semana passada.
O chefe de Estado catarinense solicita a compreensão de todos os envolvidos nessa missão.
O reagendamento (em data a ser definida) ocorrerá no momento de retomada da pauta internacional do Governo do Estado para continuar a atração de investimentos internacionais de importantes regiões e de parceiros de SC.
Jorginho Mello
Governador do Estado de Santa Catarina”
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO