Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
Eleição no Legislativo

Jorge Goetten aposta em Hugo Motta para presidir a Câmara, Lira também

Republicanos projeta alavancada na sigla com o comando da casa

• Atualizado

Por

O deputado federal Jorge Goetten com o colega Hugo Motta, lançado à presidência da Câmara Federal. Eduarda Molossi/Divulgação
O deputado federal Jorge Goetten com o colega Hugo Motta, lançado à presidência da Câmara Federal. Eduarda Molossi/Divulgação

Recém-chegado ao Republicanos, o deputado federal Jorge Goetten, presidente estadual da sigla em Santa Catarina, era um dos mais entusiasmados com o lançamento do deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara, depois do anúncio de apoio do atual comandante da casa, o deputado Arthur Lira (PP-AL), na terça-feira (29).

Goetten vê o momento como de projeção nacional do partido decisivo para a repercussão em terras catarinenses, depois da legenda garabtir 433 prefeituras – uma delas a Capital do Espírito Santo, Vitória -, 436 vice-prefeituras e 4.581 cadeiras de vereador em todo o país.

No Estado, o Republicanos pulou de duas para quatro prefeituras, tem um deputado estadual, Sérgio Motta, e um federal, Goetten, e não quer perder certo protagonismo em 2026.

Eleger o presidente da Câmara será uma grande alavanca para a legenda, que hoje tem o presidente nacional, deputado federal Marcos Pereira (SP), como primeiro vice-presidente.

O presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, durante o lançamento de Hugo Motta. Divulgação

Entre os principais nomes do partido em nível nacional estão o governador Tarcísio de Freitas, de São Paulo – que teria prometido a Jair Bolsonaro se filiar ao PL, segundo o governador Jorginho Mello -, e os senadores Damares Alves (DF) e Hamilton Mourão (RS), ex-vice-presidente da República.

“Tarcísio é um grande líder e representa a seriedade e o trabalho que nosso partido defende. Ele é uma inspiração para nossa expansão no Estado”, declarou Goetten.

Candidatura de Motta ganha apoio de PT, PL, MDB e PP

No início da noite desta quarta-feira (30), o PT, que faz parte da federação com PCdoB e PV, e o PL, de Jair Bolsonaro, e o MDB confirmaram o apoio a Hugo Motta. O PP, de Lira, já havia assegurado que estaria com o deputado do Republicanos.

A informação praticamente fulmina as pretensões do deputado Antonio Brito (PSD-BA), que ainda mantém a candidatura ao comando da Câmara. Com o movimento de apoio das principais bancadas, praticamente de A a Z, a candidatura de Brito fica desidratada, tanto que Motta, que já tem mais de 340 votos em um universo de 513, investirá agora no apoio do União Brasil e de outras siglas, algumas mais à esquerda como PSOL, Rede, PDT e PSB.

Partido fará encontro com os eleitos em SC

Para Goetten, o momento é de crescimento para o Republicanos, que aumentará a parceria com o governador Jorginho Mello (PL) e planeja fazer dois deputados federais e quatro estaduais.

O partido fará um encontro os eleitos em Santa Catarina, dia 11 de novembro, em Florianópolis.

O evento contará com a presença de Jorginho, o que reforça o alinhamento com a atual administração.

“Esse encontro será uma oportunidade para reafirmar nosso compromisso com Santa Catarina e com a reeleição do governador”, afirma Goetten.

Coerente, Goetten, que pegou o comando do Republicanos em pleno processo eleitoral, reconhece o trabalho do deputado Sérgio Motta e da executiva estadual anterior, que era presidida pelo ex-governador Carlos Moisés. O slogan do partido é bem claro: “O mais conservador do país”.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.